Hospital Municipal de Imperatriz

CONSCIENTIZAÇÃO

Socorrão e Ceuma realizam ação alusiva ao Setembro Amarelo

Objetivo é destacar a problemática da valorização da vida

Publicado em: 20/09/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Socorrão e Ceuma realizam ação alusiva ao Setembro Amarelo

Olhar treinado e humanizado de profissionais permite observar e evitar fatores que levam ao suicídio. (Foto: Maira Soares)

O Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), por meio do Setor Psicossocial, realizou ação voltada aos profissionais da unidade, em  alusão ao mês de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo.  Iniciativa teve parceria dos acadêmicos do curso de psicologia da Universidade Ceuma  e o objetivo foi destacar a problemática do combate ao suicídio.

A técnica utilizada foi d psicoeducação para que os profissionais possam observar de forma direta os pacientes internados e façam um acolhimento humanizado, analisando cenários. Finalidade é identificar quando um paciente emite sinais que o englobem o processo multidimensional do suicídio, preservando vidas.

O diretor do HMI, Vitor Pachelle, explica que “nosso objetivo é promover a valorização da vida e combate ao suicídio. Saber como identificar casos dessa natureza é importante para que possamos trabalhar de forma preventiva, com um único objetivo de salvar vidas!”, conclui.

Ação foi acompanhada pela coordenadora do setor de serviço social e psicologia, Tatiana Sousa, bem como a psicóloga do setor, Maria Aparecida Alves, e o professor e psicólogo Anderson Alencar. De acordo com a coordenadora, “as acadêmicas tiraram dúvidas acerca dos equipamentos de suporte que a equipe pode acionar, caso sejam observadas situações de depressão, dentre outros sintomas emocionais que podem comprometer a saúde mental”.

 

Hospital Municipal de Imperatriz