SALVAMENTO
Guarda-vidas salvam adolescente de afogamento no Rio Tocantins, em Imperatriz
Com apoio de um barqueiro da comunidade, profissionais realizaram resgate de um jovem de 14 anos, que sofreu afogamento grau 3 e foi encaminhado consciente para a UPA
Publicado em: 09/09/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

Ação rápida dos guarda-vidas na Praia do Meio salvou adolescente de 14 anos que sofreu afogamento no Rio Tocantins. (Foto: Assessoria)
Um adolescente de 14 anos foi resgatado após um afogamento no Rio Tocantins, por dois guarda-vidas contratados para atuar na Praia do Meio, em Imperatriz, na tarde da última segunda-feira (08). Segundo relatos, a família do jovem pescava no rio quando um boto arrastou a rede de pesca para longe da embarcação. O adolescente mergulhou para tentar resgatá-la, mas começou a se afogar.
Os guarda-vidas Bruno Santana e Mateus Miranda estavam em ronda de rotina quando ouviram os gritos de socorro vindos da outra margem. De imediato, entraram na água e, com o auxílio de uma embarcação, o guarda-vidas Mateus alcançou primeiro o adolescente, retirando-o da água. Pouco depois, a vítima desmaiou, caracterizando um quadro de afogamento grau 3.
Os profissionais aplicaram os primeiros socorros ainda na embarcação, posicionando o jovem em segurança e verificando sinais vitais. O adolescente apresentava pulso e respirava, mas estava bastante debilitado e com frio. Ele foi conduzido até a margem com apoio de um barqueiro ribeirinho que frequentemente auxilia nas operações de resgate, e em seguida levado à UPA da Bernardo Sayão.
O adolescente deu entrada na unidade de saúde, recebeu atendimento imediato e foi aquecido. A vítima, apesar de consciente, permaneceu em observação na UPA para passar por exames como raio-x e para avaliação completa. O jovem recebeu alta nesta terça-feira (09).
O superintendente municipal de Defesa Civil, Evandro Abreu, destacou o trabalho em equipe que possibilitou o salvamento. “Foi uma ação rápida e precisa. O adolescente sofreu afogamento grau 3, que exige encaminhamento imediato ao hospital. Quero destacar também a união entre os guarda-vidas e o barqueiro da comunidade em prol daquela vida”.
Vale ressaltar, que desde o início do período de veraneio, os guarda-vidas já realizaram cerca de 16 atendimentos de salvamento e primeiros socorros nas praias do Meio e do Cacau. A temporada oficial de praia na região se encerra no próximo domingo (14).