Guarda Municipal

MELHORIAS

Prefeitura estuda aquisição de sistema de rádio para interligar órgãos municipais

Projeto prevê a comunicação entre os órgãos municipais e instituições de segurança do Estado e Governo Federal

Publicado em: 08/09/2021 por João Rodrigues

Secretaria de Administração

Prefeitura estuda aquisição de sistema de rádio para interligar órgãos municipais

Secretário da Seamo, Alair Firmiano, com representantes da GMI, Setran, Defesa Civil e SAMU 192. (Foto: Maira Soares)

Reunião entre Guarda Municipal, SAMU 192, Defesa Civil e Secretaria  de Trânsito e Transportes (Setran) tratou sobre aquisição de sistema integrado de comunicações. Projeto vai possibilitar grandes avanços no atendimento de ocorrências, de forma individual e coletiva. O projeto foi apresentado oficialmente à Secretaria de Administração e Modernização (Seamo), que está em fase final de estudos e ajustes.

“O interesse foi muito grande, é um investimento que vai melhorar o trabalho de cada um, teremos outra reunião. Agora vamos ver essa questão de orçamento e licitação e ver se é mais viável fazer a aquisição ou a locação dos equipamentos”, disse o gestor da Seamo, Alair Firmiano.

O comandante da Guarda Municipal, Josenildo José Ferreira, explicou que montou um projeto para a aquisição de um sistema digital de radiocomunicações e ao apresentá-lo na Seamo descobriu que era possível abranger outros órgãos municipais na proposta.

Em reunião na semana passada, com a participação de um técnico que detalhou sobre o sistema por meio de uma videoconferência, cada um dos representantes dos órgãos municipais sinalizaram de forma positiva. O sistema permitirá a comunicação entre os órgãos municipais e instituições de segurança do Estado e Governo Federal.

“A Guarda Municipal em deslocamento para uma determinada área encontra uma vítima precisando de um atendimento médico e imediatamente faz contato com o SAMU. Numa via inversa o SAMU pode ser acionado para atendimento e chegando no local se depara com um cadáver, vítima de morte violenta, e aí aciona a Guarda Municipal para que preserve o local do crime até a chegada da Perícia Técnica”, exemplificou Josenildo Ferreira. A comunicação também poderá ser feita entre os órgãos municipais e a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Policia Civil e Polícia Rodoviária Federal".

”Quando você tem um sistema que faz contato integrado entre os órgãos, você consegue atender mais facilmente o cidadão e não precisará ligar ou ter que se deslocar para outros órgãos”, observou Josenildo Ferreira.

Outras vantagens são a praticidade com a comunicação entre rádios portáteis e rádios veiculares e o uso de GPS, que permitirá verificar o trajeto da viatura, localização e gravação das comunicações dos rádios das viaturas.

“Esta é mais uma etapa do projeto de modernização que estamos trabalhando, atendendo a missão que nos foi repassada pelo prefeito Assis Ramos. Ele acompanha e deseja muito essa modernização e melhoria, cada vez mais, da prestação de serviços à população”, finalizou Alair.

Guarda Municipal