Guarda Municipal

QUALIFICAÇÃO

Guardas Municipais participam de curso especial para tripulação de embarcações

Aulas teóricas estão sendo realizadas na Agência Fluvial e as práticas no Rio Tocantins, com apoio do Iate Clube de Imperatriz

Publicado em: 03/12/2021 por Dema de Oliveira

Guardas Municipais participam de curso especial para tripulação de embarcações

O comandante da GMI, Josenildo José Ferreira, destacou a importância da capacitação. “Os guardas que concluírem o curso receberão a carteira de Arrais Amador, bem como de moto água. (Foto: Maira Soares)

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) participa nesta semana e na próxima de Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), para habilitação profissional para condução de embarcação pública, Arrais Amador e motonáutica). Formação iniciou no dia 29 de novembro e termina dia 11 de dezembro.

Atividade é ministrada pela Marinha do Brasil, através de Militares da Agência Fluvial de Imperatriz. As aulas teóricas estão sendo realizadas na Agência Fluvial e as aulas práticas no Rio Tocantins, com apoio do Iate Clube de Imperatriz. 

O treinamento tem a proposta de efetivar operações com maior segurança em atividades vinculadas ao Rio Tocantins, além de aprimorar as demandas da Guarda Municipal de Imperatriz, quando de ocorrências que seja necessário o uso de embarcações.

Quando terminarem o curso, os guardas municipais estarão qualificados para navegação, técnicas de abordagens, pilotagem entre outras demandas, inclusive de fiscalização. 

Cerca de 10 guardas municipais estão participando do curso. O GMI George Whilken Alencar de Pinho, participante do curso, disse que com esta iniciativa estará mais aparelhado profissionalmente para encarar desafios ocorridos em rios da cidade. “Com este curso vou me tornar um condutor de embarcações públicas e motonáutica, o que nos possibilita mais uma ferramenta para atuar em defesa da  população”, destacou.   

O comandante da GMI, Josenildo José Ferreira, destacou a importância da capacitação. “Os guardas que concluírem o curso receberão a carteira de Arrais Amador, bem como de moto água. Teremos uma equipe formada para atuar também futuramente no patrulhamento em apoio à Marinha, Defesa Civil, Exército, assim como outras instituições, na área do Rio Tocantins”.

Guarda Municipal