Guarda Municipal

QUALIFIFAÇÃO

Guardas Municipais de Imperatriz recebem certificado de curso de ROMU

Capacitação foi realizada entre os dias 25 de outubro a 2 de novembro de 2021

Publicado em: 16/11/2021 por Dema de Oliveira

Guardas Municipais de Imperatriz recebem certificado de curso de ROMU

Durante a solenidade, o prefeito Assis Ramos parabenizou os guardas por mais essa qualificação e falou sobre o aumento do contingente. (Foto: Patrícia Araújo)

Na manhã desta terça-feira (16), guardas municipais de Imperatriz receberam o certificado de curso da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). Capacitação foi ministrada no período de 25 de outubro a 2 de novembro de 2021, antes foi realizado o Teste de Aptidão Física (TAF). Instrutores do quadro da própria Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), que já tinham participado do curso em Palmas (TO), participaram da formação bem como o sub-tenente da Polícia Militar, João Paulo, atual comandante de operações da GMI.

Foram 10 dias de treinamento, com disciplinas de patrulhamento, abordagem, defesa pessoal, algemação, armamento e tiro, planejamento de operações, gerenciamento de crises, gerenciamento de multidões e tecnologia letal.

14 Guardas Municipais, sendo 10 homens e quatro mulheres, se capacitaram neste curso e agora integram o quadro do ROMU da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI). Ao todo são 19 GMIs, integrantes do ROMU em Imperatriz, contando com os que se formaram no curso em Palmas (TO). 

O GMI Marcelo Augusto foi um dos que se formou em ROMU em Palmas e ministrou instruções para os recém formados em Imperatriz. “A importância da ROMU é a qualificação e o prefeito Assis Ramos tem entendido a relevância da GMI na complementação da segurança pública do município e, por isso, tem investido nessa e em outras qualificações. Nossa missão é servir cada vez mais com um serviço de qualidade”, destacou.

A GMI Maize Silva, uma das quatro mulheres que se formaram no curso , falou sobre a importância da busca por especialização. “Temos de nos qualificar e sempre acompanhar a evolução, melhorando a qualidade do serviço e aprender novas técnicas para que sejam aplicadas no dia a dia do nosso trabalho. Como mulher sei que não precisamos nos comparar aos homens, mas fazer sempre o nosso melhor. As mulheres têm conseguido o seu espaço também na área de segurança”.

A solenidade da entrega de certificados aconteceu no pátio da Prefeitura de Imperatriz, com a presença do Prefeito Assis Ramos; da secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama, Janaína Ramos; do vice-prefeito  Alcemir Costa; do comandante da GMI, Josenildo Ferreira; do ex-comandante José Ribeiro de Oliveira; do comandante do 50º BIS, Rodrigo Oliveira Genial; do comandante do 3º BPM, Major Anderson; o representante do 14º BPM, Tenente Alves; do Vereador João Silva, representando o presidente Alberto Sousa; além de demais autoridades da administração municipal e familiares do GMI's.

O prefeito Assis Ramos e o comandante da GMI, Josenildo Ferreira fizeram a entrega dos certificados dos dois GMIs que ficaram em primeiro e segundo lugares. O primeiro lugar coube ao GMI Lucas Wallaces Braga de Melo, enquanto a GMI Nizandra Felix de Sousa Viana, foi a segunda colocada.

"Quando falamos de segurança, acreditamos na união para o bem de nossa população. Nossas forças estão em total disponibilidade para as ações integradas com as policias Militar e Civil, e com as demais forças de segurança da cidade”, falou o prefeito Assis Ramos ao se dirigir aos formandos. 

O prefeito parabenizou os guardas por mais essa qualificação e falou sobre o aumento do contingente. “Todos da GMI estão de parabéns e vamos trabalhar para que o contingente seja ampliado”. Atualmente a GMI tem 81 Agentes, entre homens e mulheres.

Ele parabenizou também o comandante da corporação, Josenildo Ferreira, pelo trabalho e sempre dentro dos padrões de cautela e homenageou o primeiro comandante da GMI, José Ribeiro de Oliveira, que faz parte da história da entidade, inclusive quem escreveu e gravou o hino da guarda.

Também presente na solenidade, a secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama, Janaina Ramos, parabenizou os formandos e afirmou que a presença das mulheres na Guarda Municipal de Imperatriz faz toda a diferença para as ações de segurança. “Embora o cargo demande força e seriedade, não é preciso perder a feminilidade para atuar na carreira policial, basta ser firme no objetivo. A mulher é uma profissional com diversas habilidades e é capaz de acrescentar muito nos trabalhos realizados em nossa guarda”.

 

O comandante do 3º BPM, Major Anderson, em seu discurso citou trechos do poema “Canção do Tamoio”, do escritor maranhense Gonçalves Dias, para enaltecer o trabalho não só da GMI, como também das demais forças de segurança, que diz: “Viver é lutar, a vida é combate, que os fracos abate, que os fortes, os bravos só pode exaltar”.

Já o comandante da GMI, Josenildo José Ferreira, destacou a criação da guarda, como também do trabalho que vem sendo desenvolvido pela entidade de segurança. “A GMI é uma ação pioneira da gestão do prefeito Assis Ramos, que todos sabem é delegado de polícia, tendo uma ligação direta com a segurança pública e assumiu essa bandeira da criação da Guarda Municipal de Imperatriz, que é uma realidade". .

 

 

Guarda Municipal