Guarda Municipal

SEGURANÇA

Guarda Municipal realiza ações ostensivas com uso de cão farejador

Instituição também anunciou que dois agentes concluíram curso de capacitação para melhorar atuação na cidade

Publicado em: 12/06/2024 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal realiza ações ostensivas com uso de cão farejador

Ação em parceria com as polícias Militar e Federal fazem parte das atividades da GMI. (Foto: Assessoria)

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), vem realizando ações ostensivas, inclusive com o uso de cão farejador, 'Black'. A instituição que se preocupa com a capacitação dos seus agentes, anunciou que mais dois concluíram curso de qualificação em outras instituições.

Uma das ações da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), nessa semana, foi atendendo solicitação da Polícia Militar do Maranhão, que solicitou os préstimos da corporação, no sentido de averiguação de existência de entorpecentes em veículos na BR-010. Nesse caso foi acionado o Canil para realizar a detecção.

Antes, a GMI já havia participado de ações de segurança do maior evento católico de Imperatriz e região, Corpus Christi, também em consonância com a Polícia Militar. Para alinhar metas desse trabalho, aconteceu o encontro entre as duas corporações, a GMI e a Polícia Militar 3º BPM, de um lado o Comandante Valterly Barros (GMI) e do outro o comandante Leonardo Oliveira (3º BPM).

Outro evento que contou com ações ostensivas da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), foi o ‘Arraiá da Mira’, a maior competição de quadrilhas juninas do Maranhão, que aconteceu entre os dias 06 e 09 da última semana, tudo isso em parceria com a Polícia Militar, além da parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), já que o percurso para o Parque de Exposições, passa pela Rodovia BR-010.

Vale destacar também a reunião de alinhamento realizada, visando estabelecer plano de segurança para a edição de 2024 da Feira Agropecuária de Imperatriz (Expoimp). Participaram da reunião órgãos municipais, estaduais e federais de segurança e demais instituições relacionadas.

O Comandante da GMI, Valterly Barros, destaca a importância desse planejamento. “A integração entre os órgãos de segurança pública é essencial para o bom andamento da Expoimp e essa integração já acontece em Imperatriz, já é uma realidade e a ideia é a de melhorar cada vez mais, através de qualificações e alinhamentos e quem ganha é o cidadão e a cidadã imperatrizense”.

Qualificados

A GMI, tem como prioridade a capacitação técnica profissional dos seus agentes. Nesse sentido, no último fim de semana, dois Guardas Municipais concluíram com êxito qualificações em outras instituições.

O GM Wallace Silva Caninana, se deslocou para a cidade de Castanhal (PA), onde realizou o curso de cinotecnia, realizado por monitores da Guarda Municipal de Castanhal. Já o GMI Darlan Silva de Melo, realizou o curso de Força Tática, promovido pela Polícia Militar do Maranhão.

Os dois Guardas concluíram com êxito a missão que foi designada e trouxeram uma gama de conhecimentos, que serão repassadas aos outros integrantes da corporação. O curso de cinoctenia engloba o conjunto de conhecimentos e técnicas relacionadas a reprodução selecionada, manejo, treinamento de cães para trabalho específicos, civis e militares.

As equipes de Força Tática são responsáveis por realizar o patrulhamento tático ostensivo nas onde o nível de criminalidade é maior.

Guarda Municipal