Guarda Municipal

SEGURANÇA

Guarda Municipal e Setran desenvolvem ação para combater perturbação do sossego público

Alvos foram motocicletas com descargas abertas, que provocam poluição sonora

Publicado em: 21/09/2022 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal e Setran desenvolvem ação para combater perturbação do sossego público

Das 15 motocicletas que foram alvos de revistas, 8 foram apreendidas e os seus condutores multados pela infração de trânsito. (Foto: Patrícia Araújo)

A Guarda Municipal de Imperatriz está atuando e contribuindo com a Secretaria de Trânsito para coibir motocicletas que estejam em situação irregular. Na noite da última segunda-feira (19), uma ação em conjunto, deflagrada pela GMI e Setran, resultou em 8 apreensões de motocicletas e na autuação de seus condutores. Os alvos da ação foram motocicletas com modificações no escapamento, popularmente conhecidas por serem barulhentas.

A ação foi motivada pela denúncia de moradores dos arredores do Aeroporto Prefeito Renato Moreira, que além de reclamarem da poluição sonora e a consequente perturbação do sossego público, relatam à prática de manobras perigosas por esses condutores em situação irregular.

Os GMI’s e os Agentes da Setran atenderam denúncias via telefone institucional, por volta de 21h de segunda-feira (19). No local estava acontecendo uma baderna generalizada, ocasionada por motociclistas com veículos adulterados, perturbando o sossego dos cidadãos que estavam no local realizando atividades físicas e utilizando as instalações do aeroporto.

A GMI acionou a Setran imediatamente, a quem cabe a autuação e a notificação das infrações cometidas pelos condutores das motocicletas. A adulteração proposital na descarga ou no silenciador do motor é considerada infração grave de trânsito pelo CTB, com multa no valor de R$ 195,23 e a perda de cinco pontos na carteira, além da remoção do veículo para regularização.

Das 15 motocicletas que foram alvos de revistas, 8 foram apreendidas e os seus condutores multados pela infração de trânsito, correlato a adulteração de descarga. Todas as 8 motocicletas que foram recolhidas, estavam com adulteração no sistema de descarga, situação que determina infração. As motocicletas apreendidas foram guinchadas e levadas para o pátio da Setran, na Avenida Pedro Neiva de Santana, onde estão à disposição dos seus proprietários, que serão ressarcidos das mesmas, quando os equipamentos adulterados, forem devidamente regularizados.

“Geralmente quando nós encontramos essas situações de irregularidade, ela não vem sozinha. Às vezes o condutor não tem habilitação, não tem a documentação do veículo, os sinais de identificação desse veículo estão adulterados; inclusive podendo ser utilizados em crimes. Então o nosso trabalho é de coibir situações irregulares que possam culminar com a prática de crimes e também no sentido da segurança no trânsito, já que por não possuírem CNH, essas pessoas acabam colocando em risco a integridade física delas e dos outros. Vale lembrar que todo esse trabalho feito teve a participação da Setran, que é realmente quem tem o poder de multar os condutores das motocicletas”, disse Josenildo Ferreira.

Guarda Municipal