Guarda Municipal

FORMAÇÃO

Guarda Municipal de Imperatriz recebe capacitação sobre Isolamento e local do crime

Com duração de dois dias, encontro está sendo realizado no auditório da UAB em Imperatriz e também aborda temas sobre Crimes contra a pessoa e Noções básicas do Código de Processo penal;

Publicado em: 28/06/2021 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal de Imperatriz recebe capacitação sobre Isolamento e local do crime

Curso vai qualificar ainda mais os integrantes da corporação e ajudará para que todos tenham uma visão mais ampla do trabalho de segurança pública (Foto: Patrícia Araújo)

Iniciado curso de formação continuada da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), que foi dividido em dois grupos, em turnos manhã e tarde. Com duração de dois dias, iniciou nesta segunda-feira (28), no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com término terça-feira (29). Objetivo do curso é maior integração com forças de segurança, para o enfrentamento do crime no município. 

Estavam presentes na abertura do curso o comandante, delegado Josenildo José Ferreira; o ouvidor e sargento do Exército, Valterly Costa; o coordenador de Ensino e Projetos e Jurídico, advogado Sidney Costa e Pablo de Alcântara Nunes, perito criminal. 

O curso iniciou com o tema "Isolamento e Preservação do local do crime", aplicado pelo perito criminal oficial do Maranhão, Pablo de Alcântara Nunes. Também estão sendo abordados os temas: Crimes contra a pessoa; Noções básicas do Código de Processo penal; Locais de crimes; Vestígios, Índice, evidência e prova; e Procedimento em locais de crimes.

O perito Pablo de Alcântara Nunes destacou que as forças de segurança trabalham de forma integrada. “As forças de segurança sempre trabalham de forma integrada, a Guarda Municipal e todas essas forças, como Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e todas devem trabalhar em conjunto. Sempre perpetuar prova e então o ideal é que haja treinamento para que todos possam ficar sabendo de como preservar a cena de um crime, que é importante para sua elucidação”.

O advogado Sidney Costa, coordenador de Ensino, Pesquisa e Projetos e Jurídico da GMI, disse que “o objetivo desses cursos contínuos de capacitação é oferecer uma melhor prestação de serviço possível, com qualidade e competência. As formações são continuas, para deixar os guardas municipais mais atualizados, inclusive das mudanças legislativas que constantemente nós temos no campo da seara penal e processual penal”.

O Comandante da GMI, delegado Josenildo José Ferreira, destacou que "esse curso vai qualificar ainda mais os integrantes da corporação e ajudará para que todos tenham uma visão mais ampla do trabalho de segurança pública, podendo assim colaborar ainda mais com as demais instituições de segurança da cidade”.

Guarda Municipal