Guarda Municipal

SEGURANÇA

Guarda Municipal de Imperatriz comemora dois anos de atividades

Para marcar a semana do aniversário foi preparada uma agenda comemorativa com programação voltada para a população

Publicado em: 19/03/2022 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal de Imperatriz comemora dois anos de atividades

(Foto: Patrícia Araújo)

Implantada na gestão do prefeito Assis Ramos, a Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) completa dois anos de atividades neste domingo (20). E para marcar a semana do aniversário, foi preparada uma agenda comemorativa com programação voltada para a população. Desde a sua fundação a corporação vem ampliando a qualidade do serviço prestado aos imperatrizenses.

Abertura oficial da semana de aniversário da GMI será na próxima segunda-feira (21), com a cerimônia de hasteamento dos pavilhões: nacional, estadual e municipal, com as presenças de autoridades civis, militares e eclesiásticas, a partir das 8h. As comemorações seguem até quinta-feira (24), e terá como palco o quartel da GMI, localizado na Rua Bahia, 706, Centro da cidade.

Na sexta-feira (25) haverá uma programação especial para fechar a semana que marca o aniversário da corporação. 

Confira

Abertura, com execução dos hinos nacional, estadual, municipal e da Guarda Municipal; convite de um representante de cada instituição convidada, para compor a mesa; palavra do comandante sobre a Guarda Municipal; Palavra do prefeito Assis Ramos; apresentação dos equipamentos, materiais e estrutura da Guarda Municipal; Oração da Guarda Municipal; continência às bandeiras; encerramento da cerimônia e em seguida café da manhã, e um bolo de aniversário da GMI que será cortado pelo prefeito Assis Ramos e comandante da instituição, Josenildo José Ferreira.

Mas a comemoração do aniversário de dois anos da GMI ainda continua: de 28 de março ao dia primeiro de abril, das 10h às 21h, acontece a Exposição da Guarda Municipal de Imperatriz, no Shopping Imperial. Também haverá realização de palestras cujo tema será sobre droga, nas escolas municipais Eliza Nunes e Madalena de Canossa.

Histórico da Guarda Municipal

A Lei Municipal 1.694, de 24 de novembro de 2017, criou a Guarda Municipal de Imperatriz. Por meio de concurso público foram selecionados os servidores, que preencheram 81 vagas. Após realizado o processo seletivo, foram selecionados 58 homens e 23 mulheres. Após passarem por várias etapas de treinamentos, no dia 20 de março de 2020, os GMIs foram para as ruas, iniciando assim as atividades da corporação, marcando o início das atividades.

Importante ressaltar que a Guarda possui armamentos letais e não letais. Os letais são compostos por pistolas calibre 380 ACP, espingardas de repetição calibre 12, carabinas CTT ponto 40. Não letais: armas elétricas sparks e espargidores de spray de pimenta, além de coletes, escudos e capacetes balísticos, viaturas distribuídas entre veículos e motocicletas, entre outros equipamentos de segurança.

São princípios mínimos de atuação da Guarda Municipal de Imperatriz: proteção dos direitos humanos fundamentais; do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida; redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo; hierarquia; disciplina; moral; ética; compromisso com evolução social da comunidade; uso progressivo da força. Além de todas essas atribuições, a GMI tem poder de polícia e tem auxiliado constantemente as demais forças de segurança da cidade, com diversas demandas. A GMI foi a primeira Guarda Municipal do Brasil a nascer armada, com armamento elétrico e de fogo, com autorização do Exército Brasileiro e da Polícia Federal.

O primeiro comandante da GMI, José Ribeiro de Oliveira, destacou a consolidação da instituição e o conceito da sociedade imperatrizense. “A Guarda Municipal de Imperatriz está consolidada, preparada, qualificada, aparelhada, e, já tem o reconhecimento da sociedade de Imperatriz pelos relevantes serviços que vem prestando ao longo desses dois anos de existência. Nasceu em meio a pandemia, e o seu papel foi de extrema contribuição nos momentos mais críticos, auxiliando a gestão e colaborando na garantia da efetivação das medidas restritivas. Hoje merece o nosso reconhecimento, a nossa homenagem e, acima de tudo, o nosso agradecimento por exercer com esmero um dos ofícios mais relevantes de uma sociedade, que é a proteção dos seus cidadãos. Parabéns aos nossos guerreiros da GMI e ao seu comandante Dr. Josenildo que conduz com destacável competência”, destacou.

O Comandante Josenildo José Ferreira disse que o dia 20 de março é um importante marco para a cidade de Imperatriz, com a comemoração do aniversário de dois anos da Guarda Municipal. “Dia 20 de março é importante marco para a cidade de Imperatriz, porque faz dois anos de início das atividades da corporação, que conta com 81 GMIs. Há projetos para aumentar o contingente, melhor equipar, há uma simpatia do prefeito com esses temas e fico muito feliz em ver o caminho que está sendo tomado pela instituição, como os seus integrantes desempenham suas funções".

Guarda Municipal