Guarda Municipal

SEGURANÇA

Guarda Municipal fecha primeiro quadrimestre com 330 ocorrências atendidas

Pela primeira vez, desde que foram iniciadas as atividades da GMI, os chamados para casos de perturbação do sossego público foram superados

Publicado em: 03/05/2023 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal fecha primeiro quadrimestre com 330 ocorrências atendidas

GMI está atuando no apoio das estratégias de segurança das escolas (Foto: Maira Soares)

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), apresentou nesta quarta-feira (03), os dados das ações desenvolvidas no primeiro quadrimestre de 2023. Os números anunciados, são frutos das atividades realizadas pela GMI, bem como das operações efetivas, realizadas ao longo do primeiro quadrimestre. No primeiro quadrimestre de 2023, a Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), atendeu 330 ações, sendo 90 em janeiro, 21 em fevereiro, 69 em março, 150 em abril.

Pela primeira vez desde que foram iniciadas as atividades da GMI, as ações contra a perturbação do sossego público foram superadas. Com trabalho para reforçar a segurança nas escolas, foram 85 ações voltados à prevenção de situações que colocassem em risco os estudantes e servidores das unidades de ensino. Ao que se refere a perturbação do sossego público foram 16 ocorrências atendidas nesse mês.

A Guarda, que existe desde 2020 e tem como função, a seção de controle, o monitoramento de patrimônio e fiscalização, de áreas públicas e apoio logístico ao município. Outra atribuição da Guarda Municipal, é o apoio a outras instituições de segurança, como a Polícia Militar.

A Lei Municipal 1.694, de 24 de novembro de 2017, criou a Guarda Municipal de Imperatriz, ligada diretamente ao gabinete do prefeito Assis Ramos. Por meio de concurso público foram selecionados os servidores, que preencheram 81 vagas. Após realizado o processo, foram selecionados 58 homens e 23 mulheres, mas atualmente são 80 profissionais. Após passarem por várias etapas de treinamentos, no dia 20 de março de 2020, os GMIs foram para as ruas, iniciando assim as atividades da corporação, marcando o início das atividades.

Importante ressaltar que a Guarda possui armamentos letais e não letais. Os letais são compostos por pistolas calibre 380 ACP, espingardas de repetição calibre 12, carabinas CTT ponto 40. Não letais: armas elétricas sparks e espargidores de spray de pimenta, além de coletes, escudos e capacetes balísticos, viaturas distribuídas entre veículos e motocicletas, entre outros equipamentos de segurança.palestras para alunos, professores, pais, comunidade, empresas, entidades, organizações públicas e privadas, que realiza o diagnóstico de violência, ações e da execução de programas preventivos.

São princípios mínimos de atuação da Guarda Municipal de Imperatriz: proteção dos direitos humanos fundamentais; do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida; redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo; hierarquia; disciplina; moral; ética; compromisso com evolução social da comunidade; uso progressivo da força. Além de todas essas atribuições, a GMI tem auxiliado constantemente as demais forças de segurança da cidade, com diversas demandas. A GMI foi a primeira Guarda Municipal do Brasil a nascer armada, com armamento elétrico e de fogo, com autorização do Exército Brasileiro e da Polícia Federal.

O comandante da corporação, Josenildo José Ferreira, fala sobre os relatórios produzidos pela Guarda, com objetivo de prestar contas do trabalho feito. “A Guarda Municipal de Imperatriz produz relatórios de ocorrências mensalmente, visando fazer uma análise geral da criminalidade em Imperatriz e das necessidades da adaptação dos serviços da Guarda para combater essa criminalidade. Com relatório estatístico, nós podemos avançar ainda mais nas áreas de atuação, fazendo com que a Guarda consiga realizar um trabalho para proteger a população”.

Guarda Municipal