Guarda Municipal

SEGURANÇA

GMI encerra comemorações em alusão aos dois anos de atividades

Encerramento aconteceu nesta sexta-feira (25), em cerimônia no auditório da Secretaria Municipal de Saúde

Publicado em: 25/03/2022 por Dema de Oliveira

GMI encerra comemorações em alusão aos dois anos de atividades

Prefeito Assis Ramos anunciou ajuste salarial e realização de um novo concurso para a GMI (Foto: Patrícia Araújo)

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), chegou a dois anos de atividades no dia 20 de março. Para comemorar essa magna data, o comando da GMI definiu um cronograma de atividades, que durou uma semana. As comemorações contaram com hasteamento diário dos pavilhões: nacional, estadual e municipal; palestras em escolas municipais, cujo tema foi as drogas, exposição de armamentos de segurança, letais e não letais no Imperial Shopping, além de outras atividades.

Encerramento aconteceu na manhã desta sexta-feira (25), em cerimônia no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Comemoração constou também com exibição de um vídeo, informando das ações da instituição nos últimos anos. Em 2020 foram 46 ocorrências, e em 2021, 711, considerado um grande aumento de demandas. O material mostrou o início da GMI, cujos agentes só foram para as ruas após estarem devidamente preparados. Também foi evidenciado os cursos de aperfeiçoamento que a Guarda Municipal de Imperatriz realizou, tendo como o carro chefe a de Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), formando 16 operadores. O objetivo desse material foi o de eternizar a história da guarda municipal da cidade.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Assis Ramos, e de outras autoridades, como o Promotor de Justiça, Sandro Bíscaro, sub-oficial Américo, representando o comandante da Agência Fluvial da Marinha em Imperatriz, Delegado José Ribeiro de Oliveira, primeiro comandante da GMI, Inspetor Petrus, chefe da Unidade Operacional da PRF em Imperatriz, Delegado Regional de Polícia Civil Interino de Imperatriz, Erique Gomes e Pastor Evangélico Raul Cavalcante e o Comandante da Instituição, Josenildo José Ferreira.

Todos que usaram da palavra, parabenizaram a GMI, enalteceram as ações, principalmente no que diz respeito a disciplina e cautela durante as atividades. Em dois anos não houve nenhum incidente gerado por agentes.

O Comandante da corporação, Josenildo José Ferreira, usando da palavra, agradeceu a todos pela presença, e enalteceu o primeiro comandante, José Ribeiro de Oliveira, que foi quem deu o ponta pé inicial para a criação da GMI. Josenildo agradeceu também o prefeito Assis Ramos pela criação de mais uma entidade de segurança da cidade.

“É uma satisfação estar aqui no último dia de comemoração de dois anos de atividades da GMI. Diante do sucesso que está tendo, trabalhando diuturnamente, no sentido de fazer com que o cidadão tenha tranquilidade, não só em relação ao sossego mas também em segurança na agressão que tem sofrido o município pelos índices de insegurança pública que são alarmantes. A GMI é um alívio para o trabalho da Polícia Militar, que quando reúne conosco sempre elogia o nosso trabalho. Isso se dá devido ao trabalho de excelência que está sendo desenvolvido pelos senhores, isso se dá pela ação pioneira que tivemos por iniciativa do prefeito Assis Ramos", disse Josenildo.

Ajustes salariais e novo concurso

O prefeito Assis Ramos disse que a Guarda Municipal é a cara dele. Parabenizou a corporação pelos dois anos de atividades e principalmente pela ação séria e cautelosa que os agentes da GMI tem pautado durante às abordagens. Parabenizou também o primeiro comandante, José Ribeiro de Oliveira, que foi quem iniciou tudo, para que a corporação chegasse ao estágio atual. “José Ribeiro é uma pérola nossa, uma pérola de Imperatriz, assim como a GMI’, disse.

Durante a sua fala, o prefeito Assis Ramos deu aos Guardas duas boas notícias. A primeira que foram feitas as tratativas junto ao sindicato de classe, para o ajuste salarial e a realização de um novo concurso. Atualmente são 81 agentes, com 58 homens e 23 mulheres. Está sendo alavancado também os cargos na corporação, como Inspetor, entre outros.

Criação

A Lei Municipal 1.694, de 24 de novembro de 2017, criou a Guarda Municipal de Imperatriz. Por meio de concurso público foram selecionados os servidores, que preencheram 81 vagas. Após realizado o processo seletivo, foram selecionados 58 homens e 23 mulheres. Após passarem por várias etapas de treinamentos, no dia 20 de março de 2020, os GMIs foram para as ruas, iniciando assim as demandas da corporação, marcando o início das atividades.

Guarda Municipal