Guarda Municipal

CAPACITAÇÃO

Agentes da GMI recebem certificados de conclusão curso habilitação para tripulação de embarcações

Cerimônia aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (7), no auditório da Agência Fluvial da Marinha na Rua Coriolano Milhomem, Centro.

Publicado em: 07/04/2022 por Dema de Oliveira

Agentes da GMI recebem certificados de conclusão curso habilitação para tripulação de embarcações

Ao todo, a GMI conta com 15 guardas habilitados neste curso (Foto: Edmara Silva)

Cinco integrantes da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), receberam certificados de conclusão do curso de habilitação para condutor de embarcação. Cerimônia aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (7), no auditório da Agência Fluvial da Marinha, na Rua Coriolano Milhomem, Centro.

Evento contou com as presenças do comandante da Agência Fluvial da Marinha do Brasil em Imperatriz, capitão Ariel Dantas, comandante do 3º BPM, major Anderson Lima, comandante do GMI, Josenildo Ferreira, coordenador operacional, tenente João Paulo Tôrres, Superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, Secretaria Rosa Arruda da Semmarh e de outras autoridades constituídas e formandos.

Os guardas passaram 11 dias de intensas atividades, realizando o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), para habilitação profissional para condução de embarcação pública, Arrais Amador e motonáutica. Esta é mais uma qualificação, dentre todas que já foram feitas anteriormente, como ROMU, Motocicletas, Tiro e Manuseio de Armamentos.

Com os 10 integrantes da vez anterior, agora são 15 o número de GMIs habilitadas e capacitados para exercerem essa função e estão prontos para auxiliarem às demais forças de segurança da cidade. O treinamento tem a proposta de efetivar operações com maior segurança em atividades vinculadas ao Rio Tocantins, além de aprimorar as demandas da Guarda Municipal, em casos de ocorrências com necessidade do uso de embarcações. Agora os guardas municipais estarão qualificados para navegação, técnicas de abordagens, pilotagem entre outras demandas, inclusive de fiscalização. Dessa vez, participaram também duas integrantes da Defesa Civil da Prefeitura de Imperatriz.

O Comandante da GMI, Josenildo Ferreira, destacou a boa relação com as forças armadas, já que o Exército, por meio do 50º BIS, que tem colocado a instituição à disposição, em seus cursos, e a Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial, não está sendo diferente. “Estamos com nossa tropa participando mais uma vez desse curso, que inicialmente parece que GMI não tem participação nisso, mas ao contrário do que se pensa, esse também é nosso projeto, porque trabalhamos diretamente com a Defesa Civil, principalmente no período de veraneio e de cheias, como ocorreu recentemente”, disse.

O Comandante da Agência Fluvial de Imperatriz, Capitão-Tenente Ariel Dantas, falou que para a Marinha do Brasil, é um momento muito feliz, a data do encerramento de um curso. “Uma embarcação é fácil de adquirir, quando é preciso isso acontece. Mas o pessoal habilitado não aparece de um dia para o outro. Por isso a necessidade de qualificar todos os senhores”.

O Superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, parabenizou a Agência Fluvial da Marinha em Imperatriz, pela inclusão de duas integrantes da Defesa Civil no curso. “É importante essa habilitação, principalmente devido os períodos de alagamento, veraneio, que além de atendermos as famílias alagadas, além de trabalharmos com salvamentos, temos também rondas de fiscalização durante o ano, em relação ao Rio Tocantins”, disse.

Guarda Municipal