Notícias

SEGURANÇA

Mais segurança nas ruas: Guarda Municipal divulga relatório de ações, incluindo combate ao crime

Mais de 400 ações foram realizadas pela GMI em janeiro

Publicado em: 04/02/2025 por Matheus Cardoso Lima

Mais segurança nas ruas: Guarda Municipal divulga relatório de ações, incluindo combate ao crime

Ações de patrulhamento e blitz continuarão de forma coordenada, para promover uma cidade mais segura para todos. (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, juntamente com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) divulgou um relatório das ações de segurança realizadas nos primeiros 30 dias de gestão, dando continuidade à operação ‘Imperatriz Segura’.

Dentre as ações citadas no relatório, destacam-se o apoio a outras secretarias do município (42) atendimentos. Esse apoio implica no trabalho de proteção dos agentes quando, na execução de suas atividades, há risco à integridade desses servidores. Também foram realizados atendimentos a ordens de serviço (34), que são diretrizes do Comando baseadas nas necessidades de policiamento preventivo e ostensivo, conforme as demandas que surgem diariamente. Além disso, ocorreram (10) atendimentos relacionados a baderna em locais públicos.

O projeto seguirá ao longo de 2025, com ações contínuas para aprimorar os atendimentos, tornando-os cada vez mais eficientes e proporcionando mais segurança à população. A Guarda Municipal de Imperatriz, que atua em patrulhamentos preventivos e ostensivos com base nos princípios fundamentais da cidadania, das liberdades públicas e do compromisso com a evolução social da comunidade, tem auxiliado constantemente as demais forças de segurança da cidade.

O tema da campanha ‘Imperatriz Segura’ foi escolhido pelo Secretário de Segurança Pública Integrada e pelo Comandante do Comando de Policiamento de Área do Interior 3 (CPAI), com a finalidade de demonstrar à população a expressividade e a integração entre os órgãos de Segurança Pública de Imperatriz, trazendo mais segurança ao combater o crime organizado.

Para tanto, a GMI está bem preparada, tanto com agentes que passam por treinamentos periódicos quanto com equipamentos letais e não letais. Dentre os equipamentos, estão as armas de fogo nos modelos: Pistola Taurus TH380, calibre 380ACP; Espingarda CBC modelo Pump Military 2.0, Calibre 12GA; e Carabina Taurus modelo CTT40, calibre 40S&W. A GMI também dispõe de equipamentos não letais, como o Spark Z 2.0, um dispositivo elétrico incapacitante, tonfas, escudos e capacetes antitumulto. A frota de viaturas atualmente conta com dois veículos tipo sedan e um veículo tipo picape.

O comandante da Guarda Municipal de Imperatriz, Hílderson Alves, destaca a importância da manutenção dos patrulhamentos pela cidade. “A gente está com um efetivo motivado, graças à nova gestão. Com isso, a equipe vai realizando o planejamento com base nas demandas e solicitações da comunidade, que julgamos importantes e necessárias, e de acordo com esse mapeamento a dinâmica é organizada, para garantir a segurança da população e prevenir crimes”, concluiu.

Com um total de mais de 100 atendimentos, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da GMI, reforça o compromisso da gestão com a segurança pública da cidade. As ações de patrulhamento e blitz continuarão de forma coordenada, pois são fundamentais para promover uma cidade com mais segurança para todos.

QUANTITATIVO DE AÇÕES 

Paradas básicas: 241
Quantidade de abordagens: 125
Apoio a outras secretarias: 42
Atendimento à ordem de serviço: 34
Apoio a outros órgãos de Segurança Pública: 7
Baderna em local público: 10
Crimes contra a mulher (Lei Maria da Penha): 2
Crimes de embriaguez ao volante: 1
Ameaça (Art. 147): 1
Conflito entre pessoas: 2
Estelionato (Art. 171): 1
Furto (Art. 155): 4
Furto qualificado por arrombamento: 2
Invasão de propriedade pública: 1
Porte ilegal de armas de fogo (Lei 10.826/2003, Art. 14): 1
Armas brancas apreendidas: 8
Simulacro de arma de fogo: 1
Veículo apresentado à DP: 1

Notícias