Notícias

SEGURANÇA PÚBLICA

Guarda Municipal de Imperatriz inicia I Curso de Técnicas Policiais de Motopatrulhamento

Formação inédita reúne agentes de quatro municípios e fortalece a resposta rápida e a integração entre as forças de segurança

Publicado em: 16/01/2026 por Pollyana Galvão

Guarda Municipal de Imperatriz inicia I Curso de Técnicas Policiais de Motopatrulhamento

Aula inaugural do I Curso de Técnicas Policiais de Motopatrulhamento marca o início de formação inédita da Guarda Municipal de Imperatriz voltada à resposta rápida e à excelência operacional. (Foto: Pollyana Galvão)

Promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública Integrada (SMSPI), por meio da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), foi realizada na última quinta-feira (15) a aula inaugural do I Curso de Técnicas Policiais de Motopatrulhamento (CTPM). A iniciativa marca o início de uma formação inédita no município, voltada à excelência operacional, à resposta rápida e ao fortalecimento das ações preventivas e ostensivas. 

O secretário municipal de Segurança Pública Integrada, Hílderson Alves, destacou que o principal objetivo do curso é a construção de uma doutrina própria de motopatrulhamento para a GMI. “Desde o início da gestão, estamos reestruturando a Guarda Municipal. Com a parceria do Ministério Público do Trabalho, recebemos quatro motocicletas em 2025 e criamos esse grupamento. Além disso, contamos com o apoio do prefeito Rildo Amaral, que tem garantido toda a estrutura necessária para a realização de um curso de excelência”.

Ao todo, 21 agentes participam da primeira turma, entre guardas municipais de Imperatriz, Timon, Buriticupu e Itinga, além de um policial militar. A diversidade de participantes reforça a integração entre as forças de segurança e o compromisso conjunto com a qualificação profissional. O curso conta ainda com parcerias da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Instituto de Criminalística (Icrim), Ministério Público e empresas privadas como Motoca e Hotbel.

Durante a aula inaugural, o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, anunciou novos investimentos para a segurança pública, incluindo a construção de um batalhão específico de motopatrulhamento da GMI. “Ao final do curso, será entregue a sede do Motopatrulhamento juntamente com o Videomonitoramento, um espaço digno para as forças de segurança terem um ponto de apoio, descanso e alimentação. Estamos reformando o antigo Farol da Educação, cedido pelo Governo do Estado, um local estratégico no centro da cidade, em prol da segurança dos cidadãos”.

O I CTPM tem como finalidade formar operadores especializados em motopatrulhamento, aptos a atuar em missões de resposta rápida, para integrar o Grupamento de Ações de Resposta Rápida (GARRA) da GMI. Com duração de 45 dias e carga horária de 350 horas, o curso reúne instruções intensivas voltadas à atuação em situações reais de patrulhamento com motocicletas. As aulas são ministradas por instrutores da Guarda Municipal de Vila Velha (ES) e do 2º Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT) da Polícia Militar do Maranhão.

Única mulher da turma, a guarda municipal Elany Mirian destacou a importância de participar da formação. “Para mim, é uma grande honra fazer parte do I CTPM. Esse curso não vai apenas nos dar habilidades com motocicletas, mas também aperfeiçoamento técnico e responsabilidade para atuar na segurança pública de Imperatriz”.

 

Notícias