Fazenda e Gestão Orçamentária

IMPOSTOS

Tributos municipais agora podem ser pagos de forma digital

Podem ser utilizados PIX, QR Code, cartão de crédito ou débito

Publicado em: 17/08/2021 por João Rodrigues

Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária

Tributos municipais agora podem ser pagos de forma digital

Novas formas de pagamentos de tributos começam a valer nesta quarta-feira. (Foto: Edmara Silva)

Com objetivo de garantir maior segurança, agilidade e economia de tempo ao contribuinte, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria de Planejamento,  Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo), passa a oferecer a partir desta quarta-feira, 18, novas modalidades de pagamento de tributos municipais. Mas o pagamento da forma tradicional, com a emissão da guia (DAM), com o código de barras, continuará sendo disponibilizado pelo órgão.

Em solenidade simples programada para o período da manhã, 8h, o prefeito em exercício, Alcemir Costa, e o titular da Sefazgo, Josafan Bonfim, lançam os novos sistemas de pagamento.

A partir de agora, no momento em que o contribuinte emitir sua guia pelo Portal do Contribuinte do Município, acessado pelo link http://contribuinte.imperatriz.ma.gov.br, poderá escolher a opção de pagamento que pode ser na modalidade do PIX, cartão de crédito ou débito, podendo na sequência copiar a chave para o seu aplicativo bancário ou ler o QR Code, ou ainda, da forma tradicional, com a emissão da guia com o código de barras.

O secretário Josafan Bonfim alertou, no entanto, que o pagamento só deverá ser feito mediante o código gerado pelo Portal Oficial do Município de Imperatriz ou de guias emitidas e retiradas na Sefazgo. É importante que sejam verificados os dados antes da conclusão do pagamento.

Josafan Bonfim ressaltou ainda que “são diversas inovações que a administração municipal vem desenvolvendo para facilitar a gestão dos seus recursos, agilizar a arrecadação e otimizar a qualidade do que é prestado ao cidadão, com a desburocratização e a agilidade no fornecimento dos nossos serviços”.

Outros meios de pagamentos

O titular da Sefazgo ressaltou que na opção "outros meios de pagamento de tributos municipais" está a de pagamento por meio de cartão de crédito ou débito (cartões das principais bandeiras), podendo ser parcelado em até 12 vezes.Também pode ser usado mais de um cartão de credito. 

Para a modalidade Pix, o contribuinte poderá utilizar o QR Code, via aplicativo de seu banco. Com essa facilidade, o secretário disse que o Município aumenta o controle efetivo da arrecadação.

Outra novidade é que no momento em que o contribuinte efetuar o pagamento via Pix, ele pode enviar foto do comprovante de pagamento via WhatsApp da Central Sefazgo e, dentro de alguns minutos, emitir as certidões sem a necessidade de esperar mais 24 horas do prazo de compensação bancária, como era feito anteriormente.

Fazenda e Gestão Orçamentária