Fazenda e Gestão Orçamentária

PARTICIPAÇÃO

Mandar sugestões para orçamento da Prefeitura é simples e fácil

Preencher formulário no site não leva mais que dez minutos

Publicado em: 23/04/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária

Mandar sugestões para orçamento da Prefeitura é simples e fácil

A participação popular ajuda os gestores a terem noção da realidade do Município, além de ser indispensável para o bom funcionamento da democracia. (Foto: Divulgação)

A gestão da cidade não é via de mão única, onde apenas a Administração Pública decide pelos projetos e ações que vão ser realizadas no município. Prefeitura fomenta expressivamente a participação popular, através de inúmeras ferramentas de contato aos munícipes. Para mandar sugestões e demandas ao Orçamento Participativo 2021 de Imperatriz, basta preencher o formulário no http://www.imperatriz.ma.gov.br/portal/orcamento-participativo/orcamento-participativo.html até segunda-feira, 26 de abril.

No link, o cidadão entra no módulo online, lê a explicação sobre a elaboração e acessa a área “Participar” na página. O interessado será direcionado para um formulário, onde será necessário preencher com algumas informações. São elas o nome completo, CPF, e-mail para contato e elaborar os pontos sobre as seguintes questões: "Qual o problema deve ser resolvido pela Prefeitura?", "Quais são as possíveis causas desse problema?" e "Quais as possíveis soluções para o problema?".

Para a estudante Daniele Lima, a participação popular na tomada de decisões para a cidade é fundamental, pois são os cidadãos que vivenciam a realidade cotidiana do município. “Quanto mais participativos somos nas tomadas de decisões, melhor é para nós como indivíduos, também para a coletividade como um todo e para o andamento da democracia, da nossa cidadania. Para fazer valer nosso papel como cidadãos”, explica.

As informações enviadas através do formulário serão coletadas pela Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária, Sefazgo, posteriormente analisadas e enviadas para secretarias e órgãos responsáveis pelos serviços. Ao contribuir, o cidadão ajuda na elaboração do Plano Plurianual, PPA, referente ao período de 2022/2025. A participação popular ajuda os gestores a terem noção da realidade do Município, além de ser indispensável para o bom funcionamento da democracia.

Secretária adjunta de Planejamento Orçamentário da Sefazgo, Heritany Brasil Reis, explica que a Prefeitura busca a participação popular na elaboração de políticas públicas, na qual é indispensável a colaboração no Orçamento Participativo. “O feedback é importante para que agentes públicos identifiquem as necessidades e foquem nas ações de governo que solucionem as demandas”, comenta.

Fazenda e Gestão Orçamentária