Fazenda e Gestão Orçamentária

SEM BUROCRACIA

Abertura de 438 empresas em 2022 mostra eficiência de medidas implementadas pela Sefazgo

Facilidades oferecidas são as principais impulsionadoras dos bons números. Em menos de dez horas, o contribuinte pode abrir uma empresa

Publicado em: 21/07/2022 por Ariel Rocha

Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária

Abertura de 438 empresas em 2022 mostra eficiência de medidas implementadas pela Sefazgo

Mais avanços na desburocratização vão aumentar a qualidade de serviços e oferecer novas ferramentas (Foto: Edmara Silva)

No primeiro semestre de 2022, houve o saldo positivo de 438 novas empresas abertas na cidade de Imperatriz. Esse resultado é em decorrência da redução da burocracia para a abertura e funcionamento de atividades comerciais no município, com uma série de medidas implementadas pela Secretaria de Penejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo) para facilitar a vida de comerciantes e empresários. 

Também foram abertas 423 matrizes e 15 filiais só esse ano. Somando todo o quantitativo, houve então 876 novos negócios abertos em 2022, conforme a base de dados da Sefazgo. O resultado aponta para o contínuo desenvolvimento econômico da região, com o incentivo massivo do empreendedorismo local e até mesmo servindo de atração aos empresários de outras cidades e estados. 

Leva-se a média de 10 horas para abrir uma empresa em Imperatriz, graças transformações adotadas pela Sefazgo. O projeto modernizador da gestão Assis Ramos adotou este ano a simplificação da liberação dos alvarás, possibilitando a obtenção rápida do Comprovante de Inscrição e de Alvará de Localização de Funcionamento.

Conforme o secretário Josafan Bonfim, a meta é que ainda esse ano, com a adoção de modernas práticas de automação processual, esse tempo seja reduzido ainda mais. “A redução da burocracia, aliada com novos processos de inovação, é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Nosso objetivo é tornar os serviços cada vez mais ágeis e simples, possibilitando o acesso para todos os contribuintes, assim acreditamos que o desenvolvimento econômico vai ser cada vez mais consolidado”, diz. 

Ainda segundo o secretário, nesse semestre a Sefazgo irá avançar cada vez mais na desburocratização, em qualidade de serviços e fornecimento de novas ferramentas para comodidade do contribuinte. “Temos várias ações de melhorias internas na Sefazgo, indo desde a modernização do nosso parque computacional, melhorias de software, implementação de Inteligência Artificial, e vários outros pontos de inovação, que é a marca da gestão do nosso prefeito Assis Ramos”. 

Sefazgo está localizada na Rua Godofredo Viana, 722/733, Centro. Contatos: WhatsApp: (99) 99185–7126 e e-mail: sefazgo@imperatriz.ma.gov.br.

Fazenda e Gestão Orçamentária