Esporte

PROGRAMA

"ID Jovem" beneficia 700 imperatrizenses

Programa oferece descontos e gratuidade para público de baixa renda

Publicado em: 10/11/2017 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

"ID Jovem" beneficia 700 imperatrizenses

Programa é coordenado pela Superintendência Municipal da Juventude, ligada à Sedel. (Foto: Filipe Sousa)

A Identidade Jovem, ou ID Jovem, é o documento criado pelo Decreto 8.537/2015, que comprova a condição de baixa renda de jovens e disponibiliza acesso a eventos, reserva de vagas em veículos coletivos interestaduais e gratuidade na emissão da Carteira de Estudante. Em Imperatriz, já foram 700 beneficiados com o programa, coordenado pela Superintendência Municipal da Juventude, da Secretaria de Esporte, Lazer de Imperatriz.

O ID Jovem direciona políticas públicas para a faixa etária de 15 a 29 anos e oferece meia-entrada em eventos esportivos, lazer e entretenimento e artístico-culturais, limitada a 40% dos ingressos disponibilizados para a venda; reserva de duas vagas gratuitas em ônibus, transporte ferroviário ou pluvial interestadual de passageiros, além de duas vagas com desconto de 50%, no mínimo; e Carteira gratuita de Identificação Estudantil.

Segundo o superintendente da Juventude, Wilson Fernandes, o lançamento do IDJovem aconteceu em junho para apresentar o programa. Ele explica que os jovens de baixa renda podem fazer uma viagem para participar de um concurso em outro estado, por exemplo, pois o programa é de nível federal. Em Imperatriz, meta é contemplar 15 mil beneficiários nos próximos anos.  A equipe da Superintendência da Juventude, realizou reuniões com o Procon, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e público em geral, para a inclusão de mais jovens.

Wilson Fernandes informou que a Superintendência começará,  juntamente com o Estação Juventude, programa de capacitação de pessoas com a finalidade de divulgar o ID Jovem. "O acesso, não só a esse programa ID Jovem, como também a outros da Secretaria Nacional da Juventude, é uma recomendação do prefeito Assis Ramos, e apoio da secretária de Esportes, Lazer e Juventude do município, Greycivanne Lindoso".

Para os interessados em ter o cartão ID Jovem, basta incluir e validar seus dados pessoais no site  da Caixa clique aqui ou pelo aplicativo para smartphones, no APP “ID Jovem”.

Esporte