Esporte

MEDIDA

Sedel e Guarda Municipal firmam parceria por mais segurança nas quadras poliesportivas

Medida foi tomada para combater a ação de vândalos e evitar furtos de equipamentos nos espaços

Publicado em: 07/05/2021 por Dema de Oliveira

Sedel e Guarda Municipal firmam parceria por mais segurança nas quadras poliesportivas

Intenção é a de inibir completamente novos atos de vandalismo não só na quadra da Caema, mas nos demais espaços esportivos da cidade. (Foto: Sedel)

Nos últimos dias, após levantamentos feitos pela equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Sedel, foi constatado que quadras esportivas da cidade, estão sendo alvos de ação de vândalos. Entre outros delitos, eles furtam luminárias, cabos e depredam os espaços, deixando-os sem condições de uso, principalmente à noite.

Um dos ambientes mais atacados é a quadra do ginásio poliesportivo Professor Raimundo da Conceição Silva, que foi entregue à comunidade do bairro da Caema e adjacentes, no dia 26 de março de 2018. Na mesma área, fica localizada a academia ‘Estação da Saúde’, dois espaços muito utilizados.

Pensando em dar mais segurança ao local, é que o secretário adjunto de Esporte, Rodrigo Ramos Massessini, se reuniu com componentes da Guarda Municipal de Imperatriz -GMI, entre eles o ouvidor da instituição, Sargento Valterli Medrado, além de policiais militares do 3º BPM, que foram ao local, onde foi firmado parceria para que os órgãos de segurança, principalmente a GMI, possam dar uma assistência maior no entorno daqueles espaços. “Nossa intenção é a de inibir completamente novos atos de vandalismo não só na quadra da Caema, mas nos demais espaços esportivos da cidade. O pessoal se comprometeu de fazer as rondas pelo locais com mais frequência”, destacou Rodrigo Ramos. 

A GMI possui poder de polícia administrativa para agir em situações onde o cumprimento das leis municipais se faz imperioso, em casos de ameaça à ordem ou à vida e em situações de calamidade pública. Atuam também em qualquer outra situação de flagrante delito, de acordo com o artigo 301 do Código de Processo Penal.

O comandante da Guarda Municipal de Imperatriz, delegado Josenildo José Ferreira, deu total apoio para que as reivindicações da Sedel sejam atendidas. “Dar assistência aos órgãos municipais é uma das finalidades para o qual a GMI foi criada. Estamos sempre à disposição”, destacou Josenildo Ferreira.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Luiz Gonzaga Pereira de Sousa, destacou que "manter as quadras poliesportivas em condições de uso é fundamental para que os desportistas das comunidades tenham os espaços de lazer à disposição deles”.

Esporte