Esporte

QUALIFICAÇÃO

Projetos Jiu-Jitsu e Taekwondo nas Escolas realizam evento coletivo

Evento aconteceu no Imperial Shopping em uma parceria da prefeitura por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel)

Publicado em: 26/03/2024 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Projetos Jiu-Jitsu e Taekwondo nas Escolas realizam evento coletivo

Os alunos do Projeto Taekwondo nas Escolas, também participarão dos Jogos Escolares Imperatrizenses 2024 (Foto: Assessoria)

Início de ano e, como de costume no Jiu-Jitsu, é hora da graduação. Quando se fala desse tema, trata-se de reconhecer a evolução individual de cada aluno-atleta, seja pela troca de faixas ou pelo simples recebimento de um, ou mais graus. É um momento bastante especial e esperado por boa parte dos praticantes, assim como dos professores.

Por esse motivo é que o ‘Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas’, custeado pela Prefeitura de Imperatriz, sob a coordenação da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel), realizou, graduação de alunos-atletas, bem como um aulão de Jiu-Jitsu.

Evento aconteceu no último fim de semana, no Imperial Shopping, em uma parceria da prefeitura, por meio da Sedel, com aquele estabelecimento comercial. Cerca de 80 alunos/atletas, dos três núcleos do ‘Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas (Complexo Esportivo Barjonas Lobão, Recanto Universitário e Planalto), participaram da graduação, que é, na verdade, mudanças de faixas, como também do aulão.

O coordenador do projeto Jiu-Jitsu nas Escolas, Denis Venceslau, destacou que o aulão serviu para além dos alunos-atletas testarem o que já aprenderam até agora, como também para se confraternizarem. “A principal finalidade dessa ação aqui, é recreação. Trazer os meninos no shopping para passear, dar uma volta, fazer uma aula, enfim, confraternizarem-se”, destacou.

Dois, foram graduados, Davi e Ryan, saíram da faixa branca para amarela. Os alunos atletas graduados, têm idade até 15 anos.

O professor Denis Vasconcelos, disse que a expectativa para novos campeões do projeto Jiu-Jitsu nas Escolas, como aconteceu com Luan Patrick, é muito grande. “Vejo um excelente futuro para vários garotos que estão inseridos nesse projeto e outros campeões com certeza virão”.

Os alunos do projeto, participarão dos Jogos Escolares Imperatrizenses 2024, que de acordo com o cronograma serão realizados entre maio e junho.

Faixas do Jiu-Jitsu:

Branca (com permanência mínima de 01 ano), Amarela (para atletas até 15 anos), Laranja (para atletas até 15 anos), Verde (para atletas até 15 anos), Azul (Permanência média de 1 ano e meio a 2 anos), Roxa (Permanência média 2 anos), Marrom (Permanência média de 1 ano e meio), Preta.

Projeto Taekwondo nas Escolas

Cerca de 30 alunos do Projeto Taekwondo nas Escolas, sob o comando do mestre Evandro Silva, também realizaram um aulão dessa modalidade, e dividiram o tatame com os alunos do Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas. De acordo com o mestre Evandro Silva, foram realizadas demonstrações de lutas de Taekwondo, com os alunos colocando em prática, o que aprenderam até agora.

Os principais benefícios desses projetos sociais esportivos, da Prefeitura de Imperatriz, implantados na atual gestão, incluem a inclusão social, melhorias de comportamento, aproveitamento de tempo livre de forma produtiva, aumento do desempenho escolar, aprendizagem das modalidades esportivas e aprimoramento das habilidades motoras.

Os alunos do Projeto Taekwondo nas Escolas, também participarão dos Jogos Escolares Imperatrizenses 2024.

Esporte