Esporte

INCLUSÃO SOCIAL

Projeto Taekwondo nas Escolas comemora primeiro ano de atividades

Participam crianças e adolescentes com idade de 7 a 14 anos, com aulas às terças e quintas-feiras no Complexo Esportivo Barjonas Lobão

Publicado em: 04/05/2023 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Projeto Taekwondo nas Escolas comemora primeiro ano de atividades

A iniciativa do projeto é de formação social e educacional e não apenas esportiva e as atividades acontecem de forma gratuita. (Foto: Edmara Silva)

Com início no dia 03 de maio de 2023, o Projeto Taekwondo nas Escolas, comemora o primeiro ano de atividades e em plena expansão. Participam crianças e adolescentes com faixa etária de 7 a 14 anos, com aulas às terças e quintas-veiras no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, na área central de Imperatriz. O projeto Taekwondo nas Escolas, é mais um da gestão Assis Ramos, que tem como principal objetivo a inclusão social por meio do esporte.

A iniciativa do projeto é de formação social e educacional e não apenas esportiva e as atividades acontecem de forma gratuita. O projeto tem também como norma ampliar o acesso de crianças, adolescentes, e jovens estudantes às práticas esportivas formais de maneira sistematizada e continuada, como instrumento educacional para disseminação de valores do esporte, respeito, trabalho em equipe, superação e comprometimento.

Desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, projeto começou com 28 alunos, num total de 50 e tem atualmente 65 praticantes, e já está sendo estudado a criação de um segundo núcleo, cujas aulas serão ministradas na Escola Municipal Paulo Freire, recém revitalizada e com excelente estrutura. Os alvos serão alunos das escolas municipais localizadas em bairros próximos, para difundir mais o projeto. Inicialmente, com mais 50 alunos.

Para que isso possa acontecer, Evandro Silva conversará nos próximos dias com o Prefeito Assis Ramos e com o secretário de Esportes, Luiz Gonzaga Pereira de Souza. O início das atividades no Colégio Paulo Freire, está previsto para acontecer no segundo semestre de 2023.

O coordenador do Projeto Taekwondo nas Escolas, professor Evandro Silva, destacou a evolução do projeto.

“Estamos observando uma grande evolução dos alunos, que vêm crescendo a cada dia. Ano passado, participamos dos Jogos Escolares Imperatrizenses, esse ano também vamos participar, classificamos dois alunos do município para os jogos nacionais e estamos trabalhando para fazer o mesmo feito nesta temporada. Estamos também trabalhando para que possamos trazer para Imperatriz, o título dos Jogos Escolares Maranhenses por equipe. Temos um grupo muito forte e isso pode acontecer pela evolução que está tendo os alunos”.

O secretário Luis Gonzaga Pereira de Souza, disse estar muito feliz por fazer parte desse projeto. “Feliz, por fazer parte desse projeto, que nesse ano de atividades, tem desenvolvido um trabalho específico dessa modalidade, parabenizar o professor Evandro, que tem se mostrado entusiasmado a cada dia, sempre trabalhando com responsabilidade com essa garotada, agregando valores, e tenho certeza que um trabalho como esse, e com apoio da prefeitura, por meio do prefeito Assis Ramos, e Sedel, a gente vai colher bons frutos”.

Taekwondo

Taekwondo é uma arte marcial sul-coreana que originou um esporte de combate. Hoje em dia é um esporte difundido em todos os continentes, e integra os Jogos Olímpicos.

Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de chutes voadores, de esquivas e interseções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Como esporte olímpico, em muitas academias pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente, é um esporte de chutes com muito poder de explosão.

A tradução que se faz do termo taekwondo é “caminho dos pés, das mãos e do espírito”, significado que revela a proposta de desenvolvimento integral do praticante, típica das artes marciais.

Esporte