Esporte

AÇÃO SOCIAL

Prefeitura de Imperatriz retoma Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas

Projeto estava sem atividades desde 2019, período de início da pandemia do novo coronavírus no Brasil e no Mundo

Publicado em: 05/04/2022 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Prefeitura de Imperatriz retoma Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas

Desde 2017 o projeto ensina estudantes da rede municipal de ensino; objetivo é aumentar oferta de vagas (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Esporte Lazer e Juventude (Sedel), retomou com o Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas. Projeto estava sem atividades desde 2019, ocasião do início da pandemia do novo coronavírus no Brasil e no Mundo. A cerimônia de abertura oficial, da nova etapa do projeto, acontecerá dia 24 de abril em local que ainda será definido, com a presença do prefeito Assis Ramos e autoridades locais.

Nesta terça-feira (5), foram entregues aos alunos os novos quimonos, distribuídos pelo Município. O projeto voltou a ter aulas de Jiu-Jitsu, com foco no alto rendimento dos jovens alunos, que estão sendo realizadas na quadra do Complexo Esportivo Barjonas Lobão. Posteriormente as ações serão estendidas para o Recanto Universitário. Um estudo já está sendo feito para criar o terceiro núcleo, em local que ainda será definido pela secretaria.

De acordo informações do professor Dênnis Venceslau, coordenador do Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas, estão sendo realizados novos recadastramentos, além de contato com escolas da rede municipal, próximas dos dois núcleos, Complexo Esportivo Barjonas Lobão e Recanto Universitário. Esse passo é necessário, para serem catalogados novos alunos e assim dar sequência ao projeto.

O projeto Jiu-Jitsu nas Escolas, idealizado pelo prefeito Assis Ramos, foi lançado em setembro de 2017, com 50 alunos de escolas da rede municipal localizadas na área central da cidade. Pelo sucesso da primeira turma, equipe da Sedel providenciou a criação de mais um núcleo, e foi lançado o do Recanto Universitário, em agosto de 2018, com mais 50 alunos. Entre os ensinamentos dados às crianças, estão os rolamentos e modo de caída, para depois serem ensinados os golpes. As aulas são realizadas gradualmente, para que as crianças possam assimilar o que é apresentado pela equipe da Sedel. São passadas também as questões de hierarquia, entrada e saída do tatame, respeito pelo outro competidor e pelo professor.

“Os alunos que as escolas já selecionaram, que já foram inscritos, estão sendo beneficiados com material como quimonos, faixas, material tudo certinho, e já estão frequentando as aulas na quadra do Complexo Esportivo Barjonas Lobão, com o professor Romilson Pereira, às terças e quintas”, destacou Dênis Venceslau.

O secretário de Esportes, Luiz Gonzaga Pereira de Souza, destacou a retomada do projeto, e realatou a satisfação por isso ter ocorrido. “Sabemos da importância desse projeto, que já revelou talentos para nossa cidade, que atualmente já disputa competições mundo afora, como exemplo, o Luan Patrick”.

Luiz Gonzaga destacou também que será iniciado nos próximos dias, o projeto envolvendo outra arte marcial, o Taekwondo. “Já está para ser iniciado, por determinação do prefeito Assis, que sempre tem dado suporte para que a gente possa realmente dar continuidade a esses projetos sociais importantes na área do esporte”, comenta.

Esporte