Esporte

JEIS 2022

Lançamento dos Jogos Escolares Imperatrizenses ocorre nesta terça-feira (17)

Evento na UAB será iniciado às 8h e vai apresentar cronograma dos JEIs de 2022

Publicado em: 16/05/2022 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Lançamento dos Jogos Escolares Imperatrizenses ocorre nesta terça-feira (17)

Abertura da edição dos Jogos Escolares realizados em 2019. (Foto: Patrícia Araújo)

Contagem regressiva para a maior competição estudantil de Imperatriz, inicia nesta terça-feira (17). A Prefeitura, por meio das secretarias de Esporte Lazer e Juventude (Sedel) e Educação (Semed), fará o lançamento da 39ª edição dos Jogos Escolares Imperatrizenses.

Sedel e Semed convidam secretários municipais, professores, técnicos e diretores para o evento que será iniciado às 8h no auditório da Universidade do Brasil (UAB), localizado na Rua Dom Pedro I, em frente a Praça União. O prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, também estará presente.

No lançamento dos jogos nesta terça-feira (17), será definido o cronograma de ações, como data de início da competição, regulamento, fórmula de disputa, data de início das inscrições e ações técnicas, como número de modalidades que serão oferecidas, categorias e outras informações sobre os Jogos Escolares Imperatrizenses 2022. 

Os jogos acontecem anualmente, proporcionando aos alunos das escolas de Imperatriz a oportunidade de vivenciarem os ideais olímpicos de forma saudável e inclusiva. As atividades reúnem a rede pública (municipal e estadual) e privada, tendo como premissa a descoberta de talentos esportivos para uma melhor qualidade de vida aos jovens estudantes imperatrizenses, da zona urbana e dos povoados da zona rural.

A última edição dos Jogos Escolares Imperatrizenses (JEIs) foi realizada em 2019. Em 2020 e 2021, não aconteceram devido à pandemia da Covid-19 que assolou todo o mundo. Com as vacinas, houve redução em número de casos e óbitos, e com isso a flexibilização das normas sanitárias, proporcionando a volta das grandes competições esportivas em Imperatriz e em todo o mundo. 

Na 38ª edição dos JEIs, foram inscritos 4.762 alunos, de 93 escolas públicas e particulares. Foram disputadas 23 modalidades esportivas, masculino e feminino, nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e infanto: futebol de campo, futsal, atletismo, badminton, basquetebol, beach-soccer, capoeira, ciclismo, dama, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, natação, queimada, taekwondo, tênis de mesa, tênis de quadra, vôlei de areia, voleibol, xadrez e skate.

O secretário de Esporte, Luiz Gonzaga Pereira, enfatizou que para ele é uma grande satisfação falar da retomada dos JEIs, depois de dois anos sem realizá-los. “Os JEIs são considerados como olimpíadas municipais, e o nosso desejo é contemplar e satisfazer a vontade dessa juventude escolar que é justamente participar da maior competição estudantil da Região Tocantina e do interior do estado. Com participação das redes municipal, estadual e particular, vamos realizar com apoio do prefeito Assis Ramos e da Semed e demais secretarias envolvidas, um dos maiores e melhores jogos de todos os tempos em Imperatriz”.

Para o secretário de Educação, José Antonio Pereira, incentivador do esporte e sempre garantindo condições de trabalho aos profissionais, ressalta a importância da retomada desse grande evento. “Na pandemia a Semed não parou, desenvolvendo projetos esportivos nas escolas como voleibol e natação e garantindo espaços adequados, com a reforma dos centros esportivos como Madalena de Canossa e Benedita Moreira. Fora as quadras das escolas novas e investimentos em servidores para a preparação dos alunos na prática esportiva”.

Esporte