Esporte

JEIS 2022

Lançada oficialmente a 39ª edição dos Jogos Escolares Imperatrizenses

Na retomada depois de dois anos suspensos, os JEIs 2022 serão disputados de 27 de junho a 8 de julho, com 25 modalidades esportivas

Publicado em: 17/05/2022 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Lançada oficialmente a 39ª edição dos Jogos Escolares Imperatrizenses

Expectativa da Prefeitura é de que participem cerca de 7 mil alunos e 120 escolas. (Foto: Patrícia Araújo)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias de Esporte Lazer e Juventude (Sedel) e Educação (Semed), realizou na manhã desta terça-feira (17), o lançamento dos Jogos Escolares Imperatrizenses – JEIs 2022.

O evento aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e reuniu os professores das redes municipal, estadual e particular, atletas e demais representantes da sociedade. O prefeito Assis Ramos participou da abertura, acompanhado de secretários municipais. 

Na retomada depois de dois anos suspensos, devido à pandemia da Covid-19, os JEIs 2022 serão disputados de 27 de junho a 8 de julho, com 25 modalidades esportivas. Esse ano foram acrescentadas duas novas modalidades: o Beach Tênis e Fut 7 (futebol society). Outra novidade foi a inclusão da categoria juvenil. Antes existiam apenas as categorias: mirim, pré-mirim, infanto e infantil.

Também foi apresentado o cronograma de atividades das etapas. As inscrições estarão abertas entre os dias 23 maio a 10 de junho. Os meios serão ainda durante o Congresso Técnico que será realizado de 20 a 22 de maio. Nesta ocasião, serão discutidos e aprovados o regulamento e fórmula de disputa dos JEIs 2022.

As 25 modalidades esportivas que serão disputadas na 39º Jogos Escolares de Imperatriz são: futebol de campo, futsal, atletismo, badminton, basquetebol, beach-soccer, capoeira, ciclismo, dama, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, natação, peteca, queimada, taekwondo, tênis de mesa, tênis de quadra, vôlei de areia, voleibol, xadrez, skate, Fut 7 e Beach Tênis.

O prefeito Assis Ramos falou dos projetos esportivos de inclusão social desenvolvidos pela Prefeitura, sob a coordenação da Sedel e Semed, como Jiu-Jitsu nas Escolas, Natação nas Escolas e o Taekwondo nas Escolas. “Essas são ações que aparentemente são simples, mas é muito mais do que isso. A prática do esporte é saúde e tira os nossos jovens das vicissitudes. Sou um desportista, jogador de futebol. Portanto, os Jogos Escolares me dão uma satisfação dupla, além de ser obrigação minha como gestor, me trás satisfação, prazer de estar administrando, organizando e fomentando o esporte nas nossas comunidades", comenta.

O secretário de Educação, José Antonio, destacou “que com o retorno das aulas 100% presenciais e dos eventos presenciais, está sendo possível o lançamento dos Jogos Escolares 2022, que estão retornando depois de dois anos, e isso devemos a Deus que nos concedeu a graça de estarmos aqui hoje”.

Já para o secretário de Esporte, Luiz Gonzaga Pereira, era momento de agradecer a Deus, por naquele momento estar com as demais autoridades, fazendo o lançamento dos Jogos Escolares. "O momento é de muita gratidão e agradecimento, já que além da retomada dos JEIs, será a primeira edição em sua gestão, como secretário de Esportes”.

Última edição dos JEIs, foi realizada em 2019, com participação de 4.762 alunos, de 93 escolas públicas e particulares. Para a edição de 2022, a expectativa é de cerca de 7 mil alunos e 120 escolas.

Esporte