Esporte

MAIS ESPORTE

Investimento em modalidades diversificadas amplia oportunidades para a prática esportiva em Imperatriz

Novos projetos e competições tradicionais beneficiaram atletas profissionais e amadores, das zonas urbana e rural

Publicado em: 02/01/2018 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Investimento em modalidades diversificadas amplia oportunidades para a prática esportiva em Imperatriz

Além dos eventos tradicionais, apoio e incentivo em novas modalidades ampliaram oportunidades esportivas. (Foto: Arquivo)

Com aprovação de projetos e incentivo à prática desportiva em diversas modalidades, balanço da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Sedel,  aponta avanços em todas as áreas de atuação da pasta. Entre as conquistas, reativação de espaços para prática esportiva, e desenvolvimento de projetos de incentivo ao esporte ganharam lugar de destaque em 2017.

Greicyvane Lindoso, secretária municipal de esporte, enumera as principais ações da Sedel nos últimos 12 meses, incluindo investimento em estrutura física e ampliação de oportunidades à comunidade. Só esse ano foram realizados e apoiados 87 eventos esportivos e culturais; entregues 69 troféus a cidadãos; 1.890 medalhas doadas; 61 materiais esportivos doados; 44 passagens de ônibus para São Luis-MA; 30 passagens de avião para São Paulo; 1.550 crianças atendidas; participação de 5.782 atletas nos eventos promovidos pela Sedel; e mais 215 jogos realizados no Frei Epifânio.

"Conseguimos adequar o estádio Municipal Frei Epifânio às exigências da Confederação Brasileira de Futebol-CBF, incluindo manutenção na drenagem do gramado e  nova iluminação; fizemos o levantamento de 16 praças esportivas, sendo que desse número, sete foram colocadas em condições de uso atendendo mais de três mil pessoas diariamente, como atividades físicas e esportivas, por exemplo a reforma das quadras do Parque das Palmeiras, do bairro Ouro Verde, dos complexos Barjonas Lobão e Recanto Universitário. As demais foram devidamente limpas e lacradas e estão aguardando processos de reformas e revitalização", detalha ao citar também a retomada da construção da quadra do bairro da Caema.

Jogos escolares

Em 2017, graças à logística preparada pela atual gestão, desde o processo de inscrições via internet, a 36ª edição dos Jogos Escolares de Imperatriz contou com recorde de participações. "As competições desse ano são consideradas como o maior evento escolar do município nos últimos 10 anos", observa ao enfatizar que o evento contou com mais de 94 escolas e 5.000 alunos/atletas, que disputaram 22 modalidades esportivas.

Imperatriz também recebeu 14 municípios na seletiva da etapa regional do sul do Maranhão, para os Jogos Escolares Maranhenses-JEM’s. 

Pelo destaque dos atletas nas competições local e regional, a Sedel teve participação assídua nos JEM’s 2017, com 492 alunos/atletas, nas categorias infanto e infantil, nas modalidades badminton, tens de mesa, atletismo, natação, judô, basquete, handebol, vôlei de quadra, xadrez, ciclismo, vôlei de areia e futsal.

"Escolas de Imperatriz, se classificaram no basquete, judô, vôlei de areia, atletismo, ciclismo, tênis de mesa e futsal, para os Jogos Escolares Brasileiros. Foram campeãs também nas modalidades de Dama, Jiu-Jitsu, Karatê, Futebol, beach-soccer, taekwondo e capoeira, que não disputam os JEB’s", ressalta.

A delegação de Imperatriz é a segunda maior do Maranhão, ficando atrás apenas da capital do estado, esse ano com 593 pessoas, incluindo professores e e monitores.

Corrida 16 de Julho

Evento que compõe o calendário festivo do aniversário de Imperatriz, a Corrida 16 de Julho,  teve a participação de mais de 500 competidores, dentre eles, 350 inscritos diretamente, onde todos ganharam medalhas de participação e os vencedores troféus e medalhas, além de premiação em dinheiro, para três primeiros colocados. Com inscrições também pela internet, além de homenagear a cidade, a competição teve como foco a doação de alimentos arrecadados nas inscrições a entidades filantrópicas.

Jogos na areia 

Também com recorde de participação, com 108 equipes inscritas, e um total de 332 atletas do Maranhão, Pará e Tocantins, a competição de verão movimentou as praias de Imperatriz. Vencedores receberam premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas, para os primeiros colocados.

Outro evento com recorde de participação foi a travessia do Rio Tocantins com mais de 50 inscritos, competição que se tornou também teve a participação de atletas de três estados.

Novos projetos 

Idealizado pelo prefeito Assis Ramos, foi implantado o projeto 'Jiu-jistu nas escolas', que contemplou 60 crianças de escolas municipais com aulas gratuitas duas vezes por semana. "O êxito desse projeto pode ser observado na satisfação das famílias em contar com o apoio do esporte na formação cidadã de suas crianças e adolescentes", ressalta ao citar também a realização do torneio interno, ocasião em que foi feita análise dos professores que ministram aulas aos alunos.

 Também foi implantado o projeto social, esportivo e cultural, a ‘Casa do Hip Hop’, o qual contempla mais de 600 crianças e adolescentes na Vila Fiquene e dos bairros adjacentes, com atividades de grafite, B-Boy, dama, palestras sociais, sessão de cinema, Taekwondo, basquete e aula de canto.

As comunidade da zona rural foram valorizadas com a implantação do ‘Projeto Esportivo Zona Rural de Imperatriz', com sede na Vila Conceição I, contemplando diretamente mais de 650 crianças e adolescentes, com a prática de várias modalidades esportivas e culturais. A população do campo também foi prestigiada com a realização do 1° Campeonato Amador de Futebol da Zona Rural de Imperatriz, fomentando a prática do esportes, notadamente o futebol, nas comunidades rurais.

Outro projeto voltado ao incentivo ao esporte e inclusão social é o ‘Torcida Cidadã’, onde foram contempladas ao longo de 2017, 237 crianças de instituições sociais, levando-as para assistirem os jogos do Campeonato Maranhense, na tribuna de honra do Frei Epifânio e oferecido lanches, transporte e entrada gratuita junto com os jogadores em campo.

Foi implantado o programa ID-Jovem, que oferece dentre outros benefícios, a gratuidade em viagens interestaduais e acesso a eventos culturais; Também foi ativado o programa ‘Estação Juventude’, que entre outras ações, vai oferecer  a partir de 2018, cursos preparatórios para o mercado de trabalho, oficinas e atividades culturais e esportivas para jovens de baixa renda.

Apoio 

Em 2017, a Sedel, apoiou e patrocinou dezenas de eventos esportivos e culturais, entre eles o 1° Imperatrizense de Natação, resgatando a prática do esporte e marcando a inauguração oficial da única piscina olímpica em uso no estado do Maranhão atualmente.

A equipe também colaborou na realização dos campeonatos de futebol amador de Imperatriz ; doação de 61 materiais esportivos, como: bolas e redes para projetos esportivos e sociais existentes no município de Imperatriz; 30 passagens de ônibus, ida e volta para São Luis, para os atletas campeões dos Jogos Escolares Maranhenses de 2017, de onde viajaram para os Jogos Escolares da Juventude-JEJ 2017 em Curitiba; 12 passagens de ônibus para São Luis, para os atletas imperatrizenses, que participaram do Campeonato Brasileiro de Patins Street Brasil; 2 passagens de ônibus para a capital do estado, para a Escola Afonso Pena, localizada no Povoado 1700, convocada para o Campeonato Norte/Nordeste sub-16 de atletismo; e concedeu 30 passagens de avião para o time de basquete em cadeiras de rodas, para São Paulo, ida e volta.

De acordo com a secretária, o sucesso da atuação da Sedel nos últimos meses se deve ao apoio irrestrito da gestão municipal ao esporte e lazer. “Nosso sentimento hoje é de muita gratidão ao prefeito Assis Ramos,  que muito tem apoiado as ações da Sedel. O esporte em Imperatriz, estava meio morno e nós conseguimos dar uma aquecida, conseguimos colocá-lo em evidência. Espero que em 2018, a Sedel possa realizar em dobro o que foi feito esse ano. Nos colocamos à disposição, para atendermos da melhor forma possível, receber novas sugestões,  para que juntos podermos realizar as melhores competições em Imperatriz. Agradeço a todos que direta ou indiretamente nos ajudaram para a concretização dessas ações”, agradeceu.

Esporte