EDUCAÇÃO
Escolas e creches municipais desenvolvem atividades da Semana Literária em Imperatriz
Crianças e alunos participam de diversas atividades além da sala de aula, voltadas à prática da leitura
Publicado em: 01/10/2025 por Nayane Brito
A Creche Municipal Benjamin Constant realizou um piquenique literário, que ofereceu as crianças momentos de leitura, interação e diversão. (Foto: Divulgação / Creche Municipal Benjamin Constant)
Setembro foi dedicado à leitura na rede municipal de ensino. A programação começou no dia 9, na Escola Municipal João Paiva, com o Chá Literário, e encerrou no dia 30, na Escola Municipal Machado de Assis, com apresentações teatrais, poemas e murais. Também fizeram parte da agenda contação de histórias, exposições de livros, maletas viajantes, saraus, piqueniques literários e feira literária
A colaboradora do setor de Bibliotecas Escolares da SEMED, Bruna Polyana Pereira, reforçou o compromisso da rede municipal com a leitura, que é incentivada durante todo o ano, mas em setembro ganha um período especialmente dedicado a intensificar essas práticas. "Essa iniciativa incentiva práticas de leitura em todas as unidades escolares da rede municipal e proporciona às crianças e estudantes contato com obras e histórias repletas de encantamento”, destacou.
Entre as atividades voltadas à circulação e empréstimo de livros, a Creche Cidade Esperança ofereceu a experiência da sacola viajante, que possibilitou a circulação de obras entre alunos e famílias. A Creche Educandário do Saber criou o “Cantinho da Leitura”, onde as crianças também encenaram histórias inspiradas em obras da literatura infantil.
Os piqueniques literários marcaram presença em diversas unidades da rede municipal. Algumas delas, como a Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora de Fátima, a Creche Municipal Benjamin Constant e a Escola Municipal Maranhense, organizaram momentos de leitura ao ar livre, que possibilitaram aos alunos interagir com os livros em um ambiente lúdico. Outras, como a Escola Municipal Castro Alves II e a Madalena de Canossa, promoveram um chá literário para celebrar a data dedicada à leitura e à escrita.
A contação de histórias e as apresentações teatrais e musicais também fizeram parte da programação. A Escola Municipal Afonso Pena, na zona rural, apresentou livros de contos. As unidades de Educação Infantil Santa Tereza, Escola Municipal Gonçalves Dias, Lírio dos Vales, Escola de Educação Infantil Jardim Sumaré e Edelvira Marques realizaram peças teatrais, apresentações musicais e exposições de obras literárias.
Como parte da Semana Literária, as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Darcy Costa Coelho assistiram a apresentações teatrais com contação de histórias. A gestora da EMEI, Lenilva Prado, destacou a importância do evento e o engajamento das crianças. “A Semana Literária é essencial na Educação Infantil porque desperta o gosto pela leitura desde cedo, aprimora a imaginação e a linguagem e forma crianças mais criativas e curiosas”, afirmou. Ainda na unidade, a criança da pré-escola, Júlia Miranda, de 5 anos, comentou sobre sua experiência com os livros: “Eu amo o espaço da biblioteca e os livros porque me fazem aprender coisas novas e conhecer histórias diferentes”.
Unidades da rede municipal, como as escolas Antônio Leite, Elisa Nunes, Nossa Senhora da Conceição, Marly Sarney, José de Queiroz e Tia Emília, também organizaram momentos de leitura, socialização e contação de histórias em suas bibliotecas escolares.
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da SEMED, valoriza a leitura, incentiva essa prática ao longo de todo o ano e desenvolve a criatividade e o protagonismo de crianças e estudantes na rede municipal de ensino.