EDUCAÇÃO
Escola Municipal Maria Darcy Costa Coelho é entregue à população
A unidade de ensino beneficiará 380 alunos e contará com seis turmas de tempo integral
Publicado em: 05/05/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

Maria Darcy Costa Coelho (1952-2023) foi uma mulher de trajetória exemplar, cuja vida foi dedicada à educação, à fé e ao serviço comunitário em Imperatriz. (Foto: Assessoria)
Sob emoção, aplausos e sentimento de orgulho, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou nesta segunda-feira (05/05) a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Maria Darcy Costa Coelho. A instituição que funciona na Vila Lobão conta com uma estrutura moderna, acolhedora e pensada para oferecer um ensino de qualidade desde os primeiros anos da criança.
O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, ressalta o compromisso da gestão em inaugurar a escola em reconhecimento a uma grande professora do Município, Maria Darcy, que fez parte do quadro funcional da prefeitura e hoje faz parte do futuro de gerações. “Quando assumi a prefeitura, essa escola estava sendo construída há 9 meses, e ainda se encontrava em 50% pela gestão anterior. Agora, apenas 4 meses depois, concluímos e estamos inaugurando uma escola completa, digna dos nossos pequenos imperatrizenses”.
Com 10 salas bem equipadas, ambientes planejados de acordo com os padrões do Ministério da Educação (MEC), espaços adaptados para pessoas com necessidades especiais, cozinha, banheiros, energia solar e jardim, a nova unidade é mais um passo importante na construção de um futuro melhor para as crianças. A escola receberá 380 alunos, a partir de 1 ano e 6 meses até 5 anos de idade, e contará com seis turmas de tempo integral.
“É um sentimento de muita gratidão, ver de forma concreta, a inauguração desta escola. Esta homenagem expressa o reconhecimento por tantos anos que minha mãe se dedicou à educação de Imperatriz. Isto é uma forma de eternizar sua memória e seu legado como educadora. Agradecemos toda gestão do prefeito Rildo Amaral por proporcionar esta conquista para educação de nossa cidade”, comenta Francisco Handson, filho de Maria Darcy, educadora que foi homenageada com o nome da escola.
A secretária municipal de Educação, Genilza Sipião, explica que a entrega da unidade faz parte do plano de melhoria da rede de ensino do município com a ampliação de turmas em tempo integral. “Beneficia as mães, beneficia os pais e investe na educação infantil, investe no futuro da nossa cidade. Pois é uma fase muito importante, onde são desenvolvidas habilidades fundamentais para a formação da pessoa enquanto ser humano. Portanto, entregar a escola e ao mesmo tempo entregar material de qualidade, também é uma forma de valorizar o servidor”.
Os pais dos estudantes reconhecem os benefícios que as melhorias estruturais da unidade trarão para as crianças. “Além da minha filha continuar sendo bem acolhida, agora vai ser em uma estrutura bem melhor. Vai ser um ambiente mais confortável e juntando com os colaboradores que já são muito bons, acho que vai só melhorar. Acho que sempre uma escola nova é bem-vinda para nossas crianças já que são o nosso maior tesouro”, comenta o pai da aluna Maria Sofia, Chrislan Felipe.
Educadora Maria Darcy
Maria Darcy Costa Coelho (1952-2023) foi uma mulher de trajetória exemplar, cuja vida foi dedicada à educação, à fé e ao serviço comunitário em Imperatriz. Nascida em São João dos Patos-MA, filha de Maria Amélia Carvalho Costa e Leandro Rodrigues Costa, e irmã de Raimundo Polegada. Constituiu família em Imperatriz-MA com seu esposo Josias Coelho; sendo mãe de Thiago, Francisco Handson e Eliene; e avó de Stela e Sofia.
Com formação em Letras pela UEMA (1988) e pós-graduação em Administração e Supervisão Escolar (1999), foi professora de Língua Portuguesa no Tocantins (1981) e na Escola Graça Aranha (MA); supervisora escolar na rede municipal de Imperatriz (1980); gestora da Escola Giovanni Zanni (1995), onde implementou projetos pedagógicos inovadores; Bibliotecária Municipal (2013), fomentando o acesso à leitura.
Maria Darcy foi uma profissional dedicada, uma cidadã que soube unir conhecimento, fé e ação social. Seu trabalho na educação e na Igreja Católica (nas Pastorais do Idoso, Operária Diocesana, Batismo, Catequese e Seguidoras de Teresa) deixou marcas profundas em nossa cidade, inspirando jovens, idosos e famílias.
Histórico da Escola
A EMEI Maria Darcy Costa Coelho, originalmente conhecida como Creche Criança Feliz, foi fundada em 1990 por Jocília Santos Moraes e o Dr. Paulo Rodrigues, com a ajuda de voluntários. Em 1991, firmou convênio com a Legião Brasileira de Assistência (LBA) e a Prefeitura Municipal de Imperatriz, o que possibilitou ampliar o atendimento, passando a atender crianças de 2 e 3 anos, com turmas de Maternal I e II.
Em 12 de julho de 2021, a creche passou a se chamar Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe. Recentemente, com a assinatura da Lei Nº 2071, de 11 de abril de 2025, pelo Prefeito Rildo Amaral, a instituição recebeu o nome de EMEI Maria Darcy Costa Coelho, em homenagem à grande educadora e cidadã, cuja vida foi dedicada ao fortalecimento da educação e à melhoria da qualidade de vida em Imperatriz.