COMPETIÇÃO
Equipes de robótica da Rede Municipal conquistam três prêmios no Torneio SESI de Robótica
As equipes da Escola Municipal Antônio Leite de Andrade e da Escola Municipal Frei Manoel Procópio foram finalistas nas categorias Técnico Destaque da Temporada e Design do Robô
Publicado em: 11/02/2026 por Nayane Brito

Imperatriz marcou presença com 24 estudantes de quatro escolas municipais, acompanhados por professores de robótica e pela coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologias da SEMED. (Foto: Assessoria)
Duas equipes de robótica da Rede Municipal de Ensino conquistaram três premiações no Torneio SESI de Robótica, realizado nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2026, em São Luís (MA). O evento contou com a participação de 639 estudantes e reuniu equipes do SESI Escolas, além de instituições públicas, privadas e grupos independentes do Maranhão e de outros estados, como Piauí, Paraná, Pará, Paraíba e Alagoas.
O prêmio "Técnico Destaque da Temporada" é concedido aos professores que se destacam pelo desempenho e pela qualidade do trabalho desenvolvido nas atividades de robótica ao longo da competição. Nessa categoria, o 1º lugar foi conquistado pelo professor Daniel Reis da Silva, da Escola Municipal Antônio Leite de Andrade, e o 2º lugar ficou com o professor Shesman Renato dos Santos Gonçalves, da Escola Municipal Frei Manoel Procópio.
Já a categoria “Design do Robô”, que avalia critérios como criatividade, funcionalidade e qualidade da construção do protótipo, garantiu à Escola Municipal Frei Manoel Procópio o 2º lugar. Além das premiações, a unidade escolar também passou a integrar a lista de suplência para a etapa nacional da competição, que ocorrerá em São Paulo, em março, mantendo-se apta a avançar para a próxima fase do torneio.
Reconhecido como "Técnico Destaque da Temporada" e segundo lugar na categoria "Design do Robô", o professor de Robótica da Escola Municipal Frei Manoel Procópio e técnico da equipe “FreiPro Robotics”, Shesman Renato dos Santos Gonçalves, destacou a participação no evento como uma experiência transformadora.
“Participar do Torneio de Robótica SESI FIRST® LEGO® League Challenge FLL Unearthed 2025/2026 é uma experiência ímpar. O evento envolve desde a montagem das equipes, pesquisas e desenvolvimento do projeto de inovação, até o design do robô e a estratégia para o desafio na mesa. Trabalhar junto com os alunos e acompanhar o crescimento deles, com a aplicação interdisciplinar dos conhecimentos trabalhados em sala de aula, evidencia o protagonismo estudantil e demonstra como o aprendizado os prepara para os desafios ao longo da vida. Foi nossa primeira participação no evento, de muitas que ainda virão”, afirmou.

A delegação de Imperatriz contou com 24 estudantes, distribuídos em quatro unidades de ensino, com seis alunos em cada uma: Escola Municipal Frei Manoel Procópio, Paulo Freire, Antônio Leite de Andrade e Dom Pedro I, esta última localizada no povoado Coquelândia. O grupo foi acompanhado pela coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologias da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), além de quatro professores de robótica, que atuaram como técnicos principais, e coordenadoras pedagógicas, responsáveis pela função de técnicas suplentes.
A coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologias da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Conceição Oliveira, avaliou como positiva a participação dos estudantes no torneio e afirmou que as expectativas já eram altas devido ao treinamento e a orientação prévia oferecidos às equipes.
Segundo ela, mesmo com a preparação, o desempenho dos alunos superou o esperado. “Apesar de ser a primeira participação na competição, eles demonstraram desenvoltura, rápida adaptação ao ambiente e entregaram o seu melhor, impulsionados pela orientação recebida”, afirmou. A coordenadora também ressaltou o envolvimento de professores e estudantes ao longo do processo, o que resultou em conquistas expressivas. “Em uma única categoria, conquistamos dois prêmios, o primeiro e o segundo lugar na premiação técnica, em um universo de 40 equipes participantes”, explicou.
Para Conceição Oliveira, os resultados obtidos refletem o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino na área de inovação e tecnologia, colocando Imperatriz em nível equivalente ao de instituições de destaque no setor. “Agradecemos ao prefeito Rildo Amaral e a Secretária Municipal de Educação, Genilza Sipião, pela oportunidade contínua. A participação é vitoriosa não apenas pelos troféus, mas pelo aprendizado adquirido. Para os alunos, o conhecimento contribui para a vida pessoal e profissional. Para os professores, representa uma oportunidade de aprimoramento e troca de experiências com profissionais de outros estados, fortalecendo uma educação inovadora e responsável”, concluiu.




