Notícias

VERANEIO

Encerramento oficial do período de veraneio nas praias do Rio Tocantins será em 14 de setembro

A Prefeitura de Imperatriz ressalta a importância do cumprimento das normas da Agência Nacional de Águas (ANA) para garantir a segurança de banhistas, barqueiros e barraqueiros

Publicado em: 26/08/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

Encerramento oficial do período de veraneio nas praias do Rio Tocantins será em 14 de setembro

As praias do Cacau e do Meio, às margens do Rio Tocantins, terão a temporada de veraneio 2025 encerrada oficialmente na segunda quinzena de setembro. (Foto: Matheus Lima)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, informa que o período de veraneio nas praias do Rio Tocantins se encerrará oficialmente no dia 14 de setembro de 2025, conforme determinação da Resolução nº 70/2021 da Agência Nacional de Águas (ANA). O documento estabelece que a temporada de praias deve ocorrer anualmente de 1º de julho até o segundo domingo de setembro, prazo que coincide com a operação especial do reservatório da Usina Hidrelétrica de Estreito.

O superintendente da Defesa Civil, Evandro Abreu, alertou para os riscos após o encerramento do período. “Após o dia 14 de setembro não será mais permitida a permanência de barracas nas praias, pois há risco de inundações repentinas que podem colocar em perigo a vida das pessoas e causar prejuízos materiais. Essa medida segue normas de segurança definidas pela ANA e precisa ser respeitada por todos”.

Durante a temporada de veraneio, a Prefeitura de Imperatriz coloca a sua estrutura à disposição da comunidade e trabalhadores. A exemplo da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), do SAMU e de equipes de guarda-vidas, que permanecem estrategicamente distribuídos para garantir a segurança dos frequentadores. Além da participação de outras secretarias, bem como a Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), que promove o entretenimento dos banhistas por meio de diversas atrações artísticas.

As praias do Cacau e do Meio recebem milhares de visitantes ao longo do verão 2025, proporcionando lazer, cultura, turismo e geração de renda. Com o encerramento do período oficial, a Defesa Civil alerta a respeito da necessidade de respeito às normas estabelecidas, assegurando a preservação do rio e a integridade da população.

 

Notícias