Notícias

SAÚDE

Em parceria com o município, Projeto Sesc Saúde Mulher leva atendimentos ao Residencial Canto da Serra

Ação valoriza o autocuidado e a prevenção do câncer de mama e do colo do útero

Publicado em: 12/11/2025 por Nathalie da Costa

Chefia de Gabinete

Em parceria com o município, Projeto Sesc Saúde Mulher leva atendimentos ao Residencial Canto da Serra

Em parceria com o município, Projeto Sesc Saúde Mulher leva atendimentos ao Residencial Canto da Serra (Foto: MATHEUS CARDOSO LIMA)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e do Grupo de Trabalho Municipal de Programas Habitacionais, em parceria com Serviço Social do Comércio (SESC), está realizando atendimentos em saúde da mulher na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, instalada na Praça Central do Residencial Canto da Serra. A ação iniciou nesta quarta-feira, 12, e segue até o dia 19 de novembro, oferecendo exames de mamografia e preventivo para mulheres, reforçando o compromisso com o cuidado, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

A iniciativa faz parte do Projeto Sesc Saúde Mulher, que tem como objetivo levar serviços especializados de saúde, que fortalece a rede de Atenção Primária do município e garante mais equidade no atendimento. O veículo é equipado com dois consultórios modernos, duas salas de exames, sendo um para mamografia e outro para exames citopatológicos. 

O público-alvo inclui mulheres de 20 a 64 anos para o exame Papanicolau, de prevenção do câncer de colo de útero, que também pode detectar infecções e outras anomalias celulares. Ele é feito por meio da coleta de células do colo do útero com uma espátula e escovinha, que são analisadas em laboratório, e de 40 a 74 anos para o exame de mamografia, que é radiológico e utiliza raios-X para criar imagens das mamas, sendo fundamental para a detecção precoce do câncer de mama, mesmo antes do surgimento de sintomas. Durante o procedimento, a mama é comprimida para otimizar a visualização do tecido e possíveis lesões. O exame pode ser feito para rastreamento em mulheres assintomáticas ou para diagnóstico. 

Serão realizados diariamente, cerca de 36 exames, por meio de agendamento prévio no local, apresentando RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência de até 90 dias, garantindo mais organização e conforto para as pacientes. Já as mulheres entre 35 e 39 anos poderão realizar o exame em casos com histórico familiar de câncer de mama ou de colo do útero em parentes de primeiro grau, ou com encaminhamento médico, conforme os critérios do programa.

Os atendimentos contarão com uma equipe qualificada, composta por assistente social, profissional de enfermagem, técnicas em radiologia e um técnico de serviço de manutenção. Além disso, também serão realizadas ações educativas em saúde, por meio de palestras e rodas de conversas. A coordenadora da Saúde da Mulher da SEMUS, Erliene Feitosa, destaca: “Qualquer pessoa de 40 a 69 anos de idade, ou com histórico de câncer de mama na família ou que faz acompanhamento com histórico de nódulos mamários, pode procurar o atendimento em saúde de forma preventiva”. 

A enfermeira do projeto Sesc Mulher, Leonice Lima, destaca que “estamos começando os atendimentos dos exames preventivos no Setor Patológico em mulheres de 20 anos até os 64 anos, sendo um exame de extrema importância e de principal rastreio de câncer de colo uterino, como a gente sabe que uma doença muito silenciosa no início, então a detecção é de extrema importante. Então, você, mulher, que se encaixa na idade, não realizou histerectomia e não está grávida, pode comparecer para fazermos seus exames”.    

Creusiane Almeida, moradora do bairro Sebastião Régis e uma das primeiras pacientes atendidas pelo projeto em Imperatriz, falou da sua experiência: “Vim aqui e fui super rápido, fui bem atendida. Eu gostei muito, porque facilitou o acesso, eu não tinha feito preventivo este ano e já estava pensando em fazer a mamografia, porque completei 40 anos em setembro, quando vi a oportunidade já aproveitei pra fazer os dois exames. Agora só aguardar o resultado”. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a prevenção do câncer de mama baseia-se na redução da exposição aos fatores de risco modificáveis e na promoção de fatores de proteção. Fatores como excesso de peso corporal, inatividade física e consumo de álcool são passíveis de mudança. A alimentação, atividade física e gordura corporal adequada também possibilitam redução no risco de desenvolvimento da doença. 

Outra prática aconselhada pelos médicos é o autoexame. O autoexame de mama pode ser feito uma vez por mês, todos os meses, entre o 3º e o 5º dia depois da menstruação. Esse exame permite à mulher conhecer a anatomia dos próprios seios e identificar possíveis alterações na forma, cor, tamanho e textura, assim como a presença de caroços.

Serviço:

Local: Praça Central do Canto da Serra (ao lado do contêiner da Caixa), Rua Auxiliar 03, sub esquina com a Avenida Beta, ao lado container da Caixa. 

Período: 12 a 19 de novembro

Horários de atendimento:

 • Dias 12 e 13/11: de 7h30 às 12h30 e das 13h as 17h30

 • Dia 14 - Horário de 7h30 as 13h30;

 • Dias 17 e 18/11: de 7h30 às 12h30 e 13h às 17h30

 • Dia 19/11: de 7h30 às 13h30

Faixa etária atendida:

• Mamografia: 40 a 74 anos

• Preventivo: 20 a 64 anos

Documentos necessários:

• RG

• CPF

• Cartão do SUS

• Comprovante de residência (até 90 dias)

 

Notícias