AVALIAÇÃO
Semed faz simulado da Prova Brasil nesta quarta
Instrumento busca avaliar a qualidade do ensino oferecido
Publicado em: 06/06/2017 por William Castro
As turmas de 5º da rede municipal de ensino de Imperatriz participam, hoje, 07, do primeiro simulado da Prova Brasil, e do 9º ano, no próximo dia 23. Este ano, aproximadamente sete mil alunos serão avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) para análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O objetivo é preparar os alunos para o perfil da avaliação nacional e servir como ferramenta para professores e equipe pedagógica analisarem as habilidades dos estudantes.
Como parte do projeto “Melhor ensino, maior Ideb”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o “simulado da Prova Brasil é um instrumento de diagnóstico do nível das habilidades e competências leitoras e dos conhecimentos matemáticos dos alunos” – ressalta o secretário Josenildo Ferreira.
O projeto desenvolvido pela equipe pedagógica foi iniciado com a formação de gestores, coordenadores e professores titulares das turmas que farão a prova, com foco nos descritores indicados na Matriz de Referência do MEC. “Nessa segunda fase realizamos o simulado em duas etapas para filtrarmos as principais dificuldades e direcionarmos o planejamento a partir desse resultado” - detalhou Nilcea Martinho, secretária adjunta de ensino.
A segunda etapa está prevista para o mês de setembro, como prévia da Prova Brasil que será realizada no mês de novembro.
IDEB - Segundo o Ministério da Educação (MEC), a Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nos testes, os estudantes respondem as questões de língua portuguesa, com foco em leitura e matemática, além da resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os alunos fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem aos questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. A partir dessas informações, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas, e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.