Educação

AVALIAÇÃO

Semed faz simulado da Prova Brasil nesta quarta

Instrumento busca avaliar a qualidade do ensino oferecido

Publicado em: 06/06/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

Semed faz simulado da Prova Brasil nesta quarta

Aproximadamente sete mil alunos serão avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) para análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) (Foto: Sidney Rodrigues)

As turmas de 5º da rede municipal de ensino de Imperatriz participam, hoje, 07, do primeiro simulado da Prova Brasil, e do 9º ano, no próximo dia 23. Este ano, aproximadamente sete mil alunos serão avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) para análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  O objetivo é preparar os alunos para o perfil da avaliação nacional e servir como ferramenta para professores e equipe pedagógica analisarem as habilidades dos estudantes.

Como parte do projeto “Melhor ensino, maior Ideb”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o “simulado da Prova Brasil é um instrumento de diagnóstico do nível das habilidades e competências leitoras e dos conhecimentos matemáticos dos alunos” – ressalta o secretário Josenildo Ferreira.

O projeto desenvolvido pela equipe pedagógica foi iniciado com a formação de gestores, coordenadores e professores titulares das turmas que farão a prova, com foco nos descritores indicados na Matriz de Referência do MEC. “Nessa segunda fase realizamos o simulado em duas etapas para filtrarmos as principais dificuldades e direcionarmos o planejamento a partir desse resultado” - detalhou Nilcea Martinho, secretária adjunta de ensino.

A segunda etapa está prevista para o mês de setembro, como prévia da Prova Brasil que será realizada no mês de novembro.

IDEB - Segundo o Ministério da Educação (MEC), a Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nos testes, os estudantes respondem as questões de língua portuguesa, com foco em leitura e matemática, além da resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os alunos fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

            Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem aos questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. A partir dessas informações, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas, e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

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