Educação

reconhecimento

Projeto inclusivo da rede municipal de ensino é destaque no II Encontro Nacional de Educação Financeira

Evento conta com a presença de educadores de todo o país

Publicado em: 01/12/2023 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Projeto inclusivo da rede municipal de ensino é destaque no II Encontro Nacional de Educação Financeira

Participando do painel de apresentação, a professora Janete dos Santos Oliveira, da Escola Municipal João Silva (Foto: Divulgação)

O sucesso das práticas pedagógicas da rede municipal de Imperatriz ganha destaque nacional. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participa do II Encontro Nacional de Educação Financeira, edição Nordeste, promovido pelo Instituto Brasil Solidário. Encontro ocorre nesta sexta-feira (01), no município de Campina Grande (PB).

Com tema “Vamos Jogar e Aprender - Caminhos para a Alfabetização Financeira: estratégias e desafios”, o evento conta com a presença da assessora pedagógica da Semed, Valéria Ferreira Silva e da professora da Escola Municipal João Silva, Janete dos Santos Oliveira. Esta, indicada para compartilhar o trabalho desenvolvido na unidade de ensino com a Educação Financeira de forma inclusiva através do jogo Piquenique.

O encontro conta com a presença de educadores de todo o país e objetiva promover o debate entre os participantes, sobre o tema Educação Financeira em sala de aula alinhado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, à matemática e à língua portuguesa, como formas propositivas de tomar decisões financeiras informadas; adotar hábitos financeiros mais saudáveis e trabalhar em direção à independência financeira a partir da promoção de oficinas práticas nas escolas atendidas por meio de jogos e planos de aula do projeto Vamos Jogar e Aprender, além do debate acerca do planejamento pedagógico e seus impactos.

Participando do painel de apresentação, a professora Janete dos Santos Oliveira, destacou a satisfação em contribuir com novas práticas de ensino. “Falar de inclusão não é um universo distante, porque meu filho é autista e com o dom de ser professora, como eu já fazia inclusão, eu só ampliei com os projetos, trabalhando a educação financeira de forma disciplinar e transversal para a minha turma dos anos iniciais, alcançando obter avanços na aprendizagem e socialização”.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, elogia o desempenho dos profissionais da educação. “Temos aqui mais um grande exemplo de dedicação e compromisso com as práticas em sala de aula. Nossa rede é repleta de profissionais altamente competentes e que se doam ao processo educacional. A gestão municipal agradece a todos e a parabeniza a professora Janete que representa tão bem não só nossa cidade, mas o estado, pois somos o único município participante do evento”.

Educação