Educação

Educação

Prefeitura vai qualificar 200 profissionais para a educação inclusiva

Aula inaugural dos cursos de AEE, Libras e Braille, aconteceu nesta segunda-feira

Publicado em: 20/02/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

Prefeitura vai qualificar 200 profissionais para a educação inclusiva

Prefeitura vai qualificar 200 profissionais para a educação inclusiva (Foto: Joceir Júnior)

Professores da rede municipal participaram, na manhã dessa segunda-feira (20), da aula inaugural dos cursos de educação inclusiva, ofertados gratuitamente pela Prefeitura de Imperatriz, por meio do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI). Ao todo, 200 profissionais serão capacitados em Libras, Braille e Atendimento Educacional Especializado (AEE).   

Na oportunidade, Josenildo José Ferreira, professor indicado à gestão da SEMED, ressaltou que a determinação do prefeito Assis Ramos é a ampliar todas as ações que garantam o direito à educação pública de qualidade aos mais de 42 mil alunos atendidos na Rede municipal. “Além de oportunizar qualificação em serviço aos nossos professores, o trabalho do SIADI tem uma dimensão social muito importante, a de garantir não apenas o acesso, mas a permanência com sucesso das crianças e jovens com deficiência na escola. A orientação do prefeito Assis é a de priorizar todas ações que ampliem as possibilidades de aprendizagem dos alunos”.

Conforme explica a coordenadora do SIADI, Leila Lopes, além das vagas ofertadas exclusivamente aos professores da Rede, a SEMED também oferta vagas à comunidade. “Em todas as turmas já ofertadas são garantidos 10% dasvagas para pessoas que não têm vínculo com o município. Para as turmas de 2017 temos 75 alunos nos cursos de Libras básico e avançado com carga horária de 120 horas; 50 para o curso de Braille com qualificação em Técnicas de leitura e escrita e código unificado matemático, com carga horária de 180 horas; e50 vagas para o AEE com carga horária de 260 horas”, detalha.

Trabalho -O SIAD é um órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a coordenadora do setor, Leila Lopes, a formação é voltada para professores efetivos do Município e também às pessoas com deficiência, seus familiares e interessados em se qualificar na área. Conforme Leila, as capacitações preparam os professores para ministrar aulas com foco na inclusão social. “Os professores que participam dessas formações ficam mais preparados. E esse preparo promove a inclusão social”.

Educação