Educação

Literatura

Prefeitura promove II Encontro Literário da EJA

Com o tema “A Ditadura da Beleza na Sociedade Contemporânea”, 18 escolas participaram do evento

Publicado em: 01/11/2024 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Prefeitura promove II Encontro Literário da EJA

Durante a noite, exposições de desenhos, jograis, poesias, cordéis e fotografias foram apresentados, desafiando os padrões estéticos convencionais (Foto: Patrícia Araújo)

O auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi palco de uma noite repleta de arte e poesia durante o II Encontro Literário da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta quinta-feira (31), o evento dialogou sobre “A Ditadura da Beleza na Sociedade Contemporânea”, reunindo grande público e dando espaço para reflexões sobre os padrões estéticos na atualidade.

A programação, que contou com o protagonismo dos estudantes da EJA, destacou o impacto dos padrões de beleza na autoestima, nas redes sociais e na moda, integrando essas discussões à literatura. A secretária de Educação, Cleomar Conceição, deu início ao evento, celebrando o envolvimento das 18 escolas participantes, tanto da zona urbana quanto rural.

“Foi uma noite muito gratificante. As atividades pedagógicas da EJA sempre são cheias de surpresas e capricho. A cada ano temos mais escolas engajadas no projeto, e gostaria de parabenizar todas pelo empenho”, comentou Cleomar Conceição.

Durante a noite, exposições de desenhos, jograis, poesias, cordéis e fotografias foram apresentados, desafiando os padrões estéticos convencionais e promovendo a valorização do amor-próprio e da diversidade.

A professora da Escola Maria das Neves, Natália, relata que a proposta de abordar a “Ditadura da Beleza” foi desafiadora, mas muito relevante. “Junto com outros professores e coordenadores exploramos o tema com vídeos e conversas, valorizando os talentos dos alunos. O trabalho resultou em obras de arte, incluindo pinturas feitas pelos alunos que também ajudaram a criar as molduras”.

A aluna Ana Silva, da Escola Municipal Tia Emília, retomou os estudos após 46 anos e se sente transformada. “É como se tivesse eu tivesse renascido. Sou grata a minha professora Bruna que sempre nos incentiva a participar das atividades e a realizar coisas que nunca imaginei fazer, sempre com confiança e acreditando no potencial dos alunos. Estou feliz e realizada em saber o quanto sou capaz de conquistar”. 

Deglison Xavier, coordenador do Departamento da EJA Educação de Jovens e Adultos da CEMED, explica que o II Encontro Literário surgiu de uma iniciativa das escolas. “Em parceria ampliamos o projeto envolvendo o máximo de escolas da Rede Municipal. Hoje, 18 das 23 escolas da EJA participam da culminância do projeto, apresentando trabalhos desenvolvidos durante o segundo semestre de 2024”.

Educação