Educação

AVALIAÇÃO

Escolas municipais participam de simulado da Prova Brasil

A ação tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino

Publicado em: 23/06/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

Escolas municipais participam de simulado da Prova Brasil

Ao todo, 3035 alunos da rede da Educação, do Centro e dos bairros, participam das provas. O resultado oferecerá diagnóstico para identificar habilidades e deficiências a serem superadas (Foto: Luana Barros)

            Mais de três mil alunos das escolas do município participaram do 1º simulado de Língua Portuguesa e Matemática, hoje, 23. O certame integra o Projeto "Melhor Ensino, Maior IDEB", realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em 107 turmas do 9º ano. A prova busca prepará-los para o perfil da avaliação nacional.

            Ao todo, 3035 alunos da rede da Educação, do Centro e dos bairros, participam das provas. “O resultado oferecerá diagnóstico para identificarmos quais as competências e habilidades eles já possuem e as deficiências a serem superadas para que se atinjam os objetivos do ano que estão cursando, como também, prepará-los para a participação nas avaliações externas”- explicou Maria Elinete Gonçalves Pereira, coordenadora dos Anos Finais do Setor Pedagógico da Semed.

            Iniciado no mês de maio de 2017, o projeto começou com a formação continuada dos professores das áreas de conhecimento que abrangem o “Melhor Ensino, Maior IDEB”. De acordo com a coordenadora, o projeto oferece fundamentações teórica e prática sobre os temas da Prova Brasil e a construção de itens de avaliação, seguindo os critérios das medições externas, com a finalidade de melhorar o desempenho dos alunos nesse tipo de prova.

            Em agosto deste ano, será realizada a 2ª etapa da formação e o 2º simulado acontecerá em 26 de setembro.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a finalidade de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

            Funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação, por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados, realizados a cada dois anos.

Educação