Educação

INCLUSÃO

Dia Mundial do Braille é lembrado com os serviços prestados pelo Município

Atualmente, a Educação oferta cursos, Salas de Recursos Multifuncionais e biblioteca em braille

Publicado em: 04/01/2024 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Dia Mundial do Braille é lembrado com os serviços prestados pelo Município

São 30 escolas com Atendimento Educacional Especializado (AEE) com Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) funcionam no municipio (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira, 04 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial do Braille, e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semed), disponibiliza no Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (Siadi), espaço específico para aprendizagem em Braille. 

Além do ensino com a oferta de cursos, há uma biblioteca braille com mais de 100 livros para professores, alunos e comunidade em geral, com deficiência visual ou baixa visão. É um espaço aberto a todos os interessados a conhecerem esse sistema de leitura e escrita. 

O município oferta ainda mais de 30 unidades de ensino especializadas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) com Salas de Recursos Multifuncionais (SRM).

Os cursos ofertados pelo Siadi são voltados para Técnica de Leitura e Escrita no Sistema Braille – Ledor e Transcritor (Básico) e Tecnologia Assistivas digitais aplicadas à Deficiência Visual (Avançado), com certificação de 120 horas para cada curso, e quatro turmas são formadas durante o ano.  

A biblioteca, também localizada no Siadi, na Rua Dom Cesário, s/n, Bairro Maranhão Novo, é aberta à visitação dos alunos, professores e comunidade em geral, por meio de agendamento. O acervo conta com obras em Braille e áudios books, com vários gêneros literários, literatura infantil, literatura infanto- juvenil, direito, religiosos, entre outros.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destaca a disponibilização de ações pedagógica de inclusão. “ Todo um trabalho com cursos, materiais e espaço adequado são oferecidos para garantir a disponibilidade dessa ferramenta de comunicação às pessoas cegas e com baixa visão e, principalmente, nossos alunos com essa realidade”, afirma.

A coordenadora do setor Siadi, Leila Lopes comenta do compromisso social e de inclusão do Braille. “Reconhecemos o Braille como extremamente significativo para a educação, comunicação e independência dessas pessoas. Ao comemorar este dia, fortalecemos o compromisso do setor em promover a igualdade de oportunidades e garantir que todos tenham acesso à informação, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e justa”, revela. 

Educação