Destaque
Com projeto “Revitalização do Viveiro Bacuri Verde”, Escola Municipal Santos Dumont recebe prêmio nacional
Iniciativa ficou entre o Top 3 e recebe titulo dia 10 de dezembro
Publicado em: 26/11/2024 por Sara Ribeiro
Com o projeto “Revitalização do Viveiro Bacuri Verde: arborização e sustentabilidade ecológica”, o professor Marcos Wallace Lima Sousa, da rede municipal de ensino de Imperatriz, é um dos vencedores do Prêmio Nacional Liga Steam, promovido pela Fundação ArcelorMittal.
Desenvolvido com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santos Dumont, localizada no bairro Bacuri, o projeto cumpriu com os objetivos do concurso em reconhecer e valorizar a implementação da abordagem STEAM em sala de aula e o engajamento de alunos e professores na proposta de soluções para desafios de suas comunidades.
Em consonância com o tema nacional “Pensar o planeta é Bom pro Mundo”, a ideia foi de revitalizar o viveiro da escola, uma vez que o projeto tem 12 anos de existência, tornando-o automatizado, integrando ciência, tecnologia e robótica com o meio ambiente.
Usando a abordagem STEAM, os alunos criaram protótipos, como os irrigadores automáticos, jardins verticais e horizontais com materiais reciclados ou de baixo custo, buscando soluções para a falta de arborização e a poluição do Riacho Bacuri.
“O projeto ‘Bacuri Verde’ usou a robótica como ferramenta para a criação de irrigadores automáticos e jardins verticais e horizontais de baixo custo, aplicando conceitos de engenharia e automação para resolver o problema da falta de arborização e da poluição do Riacho Bacuri. Não construímos robôs, mas usamos o pensamento computacional e a habilidade de “mão na massa” da robótica para projetar, construir e automatizar sistemas que trouxeram um impacto positivo para o bairro”, explicou o professor Marcos Wallace.
Ele destaca ainda que além da construção dos protótipos “trabalhamos com a comunidade realizando oficinas para as outras turmas, doando mudas e produzindo materiais educativos. Foi incrível ver o engajamento de todos e como o projeto “Bacuri Verde” mostrou, na prática, o poder da educação e o impacto positivo na comunidade”, frisou.
Além da automatização, o projeto incluiu ações como a identificação das espécies de plantas por meio de plaquinhas informativas e a criação de um site com informações detalhadas sobre o viveiro. Um livro ilustrativo também foi produzido, destacando as curiosidades e benefícios de cada planta.
O aluno Yude Rafael, de 14 anos, detalhou o processo de construção do sistema de irrigação, que precisou ser adaptado ao longo do desenvolvimento. “O sistema inicial era enterrado, mas percebemos que não estava funcionando como esperado. Mudamos para um modelo elevado, o que trouxe os resultados que procurávamos. Foi um projeto rápido, de custo acessível e superou nossas expectativas”.
Garantido no top 3 nacional, o projeto agora aguarda a divulgação oficial de qual posição alcançou. O resultado final da competição será anunciado no dia 10 de dezembro.