Educação

SEMED

Alunos da rede municipal participam de Curso de Extensão Escolar no IFMA

Iniciativa prepara jovens para seletivo do ensino médio

Publicado em: 07/04/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

Alunos da rede municipal participam de Curso de Extensão Escolar no IFMA

Alunos da zona rural se emocionam com apresentação na aula inaugural do projeto. (Foto: Joceir Júnior)

Os estudantes da rede municipal participarão do Curso de Extensão de Incentivo ao Desenvolvimento Escolar (CEIDE), promovido pelo Instituto Federal do Maranhão, em Imperatriz. Na manhã de ontem (7) foi aberto o ano letivo 2017. Ao todo, 190 matriculados no 9º ano terão aulas de matemática e língua Portuguesa duas vezes por semana.

Estavam presentes a equipe do CEIDE, representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), professores, alunos, pais e responsáveis. A iniciativa beneficia jovens que estão cursando o último ano do Ensino Fundamental na rede pública, das zonas urbana e rural, e serve como uma espécie de cursinho preparatório aos processos seletivo de ingresso no ensino médio.

A coordenadora do projeto, Ana Luiza Vanderley, explica que o projeto foi implantado em 2004 e desde então tem beneficiado centenas de jovens, em parceria com as escolas municipais de Imperatriz. “Nosso objetivo é garantir a esses alunos que, no final do ano, eles possam competir de igual para igual no seletivo do Instituto e todos os anos temos resultados satisfatórios” – ressaltou.

Daniel Conceição, coordenador da Educação da SEMED, ressalta a importância do projeto para os alunos de toda a Rede. Segundo ele, o reforço tem sido o diferencial na vida estudantil de muitos jovens, principalmente os da zona rural, pois amplia as oportunidades de ingresso em instituições reconhecidas pela qualidade. O transporte é disponibilizado pela SEMED, para que eles possam frequentar as aulas.

 “O público da zona rural tem muitas barreiras para seguir na formação básica, principalmente pelas condições de acesso. Este ano tivemos esse apoio com a abertura de 40 vagas para três comunidades da Estrada do Arroz participarem do CEIDE. Tudo isso só é possível porque a gestão municipal garante o apoio logístico, com transporte aos alunos da educação no campo” - agradeceu.

Educação