INOVAÇÃO
Diário online já foi implantado em todas as escolas municipais da área urbana
Até o final do ano, unidades da zona rural também utilizarão Sistema Geduc
Publicado em: 19/07/2019 por Kayla Pachêco
Cerca de 90% das escolas que compõem a rede municipal de Educação já abandonaram o registro em papel. Controle de frequência, planejamento e anotações sobre atividades são realizadas por professores e equipe pedagógica diretamente no Sistema de Gestão Educacional, Geduc.
Ferramenta implantada pela Secretaria Municipal de Educação, Semed, desde 2018, permite a formação de um banco de dados sobre alunos e servidores de cada instituição de ensino, com acesso rápido e fácil, via computadores e smartphones conectados à internet.
Segundo Jacylene Silva Santos, coordenadora do Geduc, implantação foi gradativa, mas já alcançou todas as escolas da área urbana. Adesão das unidades da zona rural já está em andamento. "Começamos o processo em janeiro de 2018 com a orientação a 65 escolas de Ensino Fundamental, realizando inicialmente a importação dos dados, e treinamento de servidores. Esse ano as escolas de Educação Infantil e Creches também foram incluídas. Cerca de 120 das 146 unidades da rede na zona urbana já estão utilizando o Geduc. Agora estamos avançando para as 29 instituições que funcionam na zona rural".
Com a informatização de todo o histórico escolar, que consiste em mais de 40 mil estudantes, será possível obter uma economia de aproximadamente R$ 200 mil reais por ano, com a extinção de diários e boletins de papel. Investimento também otimizou trabalho do Setor de Inspeção, que cuida do censo escolar, com o controle imediato de matrículas nas escolas.
"Em 2017, foram impressos 35 mil boletins. Em 2018 esse número caiu para 12 mil. E agora já reduzimos para oito mil. Com a implantação de internet nas unidades da zona rural, já em execução, alcançaremos a meta estipulada pelo prefeito Assis Ramos, de aliar inovação tecnológica, eficiência, economia aos cofres públicos, e respeito ao meio ambiente", aponta Josenildo Ferreira, secretário municipal de Educação.
De acordo com o gestor, o próximo passo será a realização de matrículas via internet. "Proposta é que para o ano letivo de 2020, as pré-matrículas sejam realizadas pelas famílias no site da Prefeitura, evitando filas no início no ano, e garantindo agilidade e conforto à população.
Opinião - Rinaldio Sousa, professor de matemática da Escola Luís de França Moreira observa que a ação garantiu comodidade principalmente aos professores. "Além de não precisar mais carregar várias pastas com lista de frequência, o registro de aula ficou mais rápido com o sistema, pois agora podemos corrigir/editar qualquer erro que o diário em papel não permitia".