Notícias

MEDIDA

Defesa Civil monitora área de risco de deslizamento no bairro Ouro Verde

Ação ocorreu em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura

Publicado em: 11/11/2022 por Islene Lima

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil monitora área de risco de deslizamento no bairro Ouro Verde

Órgão disponibiliza o serviço via WhatsApp (99) 99152-0832, de âmbito local para atender a comunidade do município (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), está monitorando uma área no Ouro Verde, que corre risco de deslizamento ou escorregamento, devido a uma topografia irregular motivada por um morro instável na localidade. 

A área, que já vinha sendo vistoriada pela equipe da Defesa Civil, desde janeiro, relatou instabilidade novamente devido o início do período chuvoso. Conforme o superintendente Josiano Galvão, a medida é uma prevenção, pois no setor, existem aproximadamente quatro casas afetadas diretamente por conta da instabilidade do morro. 

“É importante destacar, que nossa equipe trabalha no monitoramento todos os dias, sendo que em 27 de janeiro de 2022, estivemos no mesmo lugar interditando uma casa, que estava na área de risco. Agora em novembro, infelizmente, mais casas estão no setor de risco, diante disso, nós da Defesa Civil, juntamente com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), estamos dando total suporte as famílias que direta ou indiretamente estão sendo atingidas”, afirma Josiano. 

O secretário adjunto, Demosthenes Lima, da Sinfra, informou que está sendo feito levantamento topográfico da área, inclusive utilizando imagens de drones em 3D. Após a conclusão, técnicos realizarão um estudo de viabilidade do local.

Por parte da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), será emitido um laudo técnico com base na Legislação Ambiental que proíbe a construção em áreas íngremes, que estão sujeitas a deslizamentos. Após a elaboração do referido documento a equipe da Semmarh vai se reunir com as demais pastas envolvidas para serem tomadas as medidas cabíveis.

Segundo o Código Florestal, Lei n.º 4.771/65, são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APP), aquelas protegidas, nos termos da lei, cobertas ou não por vegetação nativa, com as funções ambientais de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade e o fluxo gênico de fauna e flora, protegendo o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

O superintendente da Defesa Civil, afirma ainda, que existem algumas medidas que podem ser adotadas, em caso de deslizamentos de terra ou desabamento. 
•    Procure abrigo em lugares sem perigo de deslizamento.
•    Em caso de rachaduras intensas chamar imediatamente a Defesa Civil.
•    Saia imediatamente do local.
•    Não se arrisque sem necessidade, nem entre no local de deslizamento.

Notícias