CAPACITAÇÃO
Curso de Imunização capacita técnicos de enfermagem para salas de vacinação em Imperatriz
O curso abordou temas como a organização das salas de vacinação, a gestão dos resíduos, conservação dos imunobiológicos, além de procedimentos para administração das vacinas.
Publicado em: 08/02/2025 por Brenda Herênio Fernandes
A Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão de Imperatriz, promoveu um curso teórico e prático de capacitação em imunização para técnicos de enfermagem que atuam nas salas de vacinação de Imperatriz. A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por determinação do prefeito Rildo Amaral, com o objetivo de qualificar os profissionais e, assim, melhorar o atendimento à população.
O coordenador da Atenção Primária, Anderson Nascimento, destacou que essa “é uma jornada de construção de muito conhecimento para o desenvolvimento técnico desses profissionais, que irão impactar diretamente a nossa cobertura vacinal, garantindo que, todos os dias e horários, teremos profissionais capacitados para administrar as vacinas em toda a população”.
Ao longo de três dias de aprendizado, os participantes receberam orientações sobre os fundamentos dos imunobiológicos, a organização e o funcionamento das salas de vacinação, a gestão dos resíduos gerados pelas atividades de vacinação, a conservação dos imunobiológicos e o plano de contingência. Os profissionais também foram capacitados nos procedimentos corretos para a administração das vacinas, remoção, reconstituição e o sistema de informações sobre imunizações.
A técnica em enfermagem Nilva Santana, que atua na Unidade Básica de Saúde da Boca da Mata, expressou sua satisfação com o curso, especialmente na parte prática, e afirmou que se sentiu mais preparada para atender melhor os pacientes que procuram os postos de saúde.
Além disso, os técnicos foram orientados sobre as indicações e contraindicações dos locais de aplicação das vacinas, bem como sobre os equipamentos necessários para garantir a segurança tanto dos profissionais quanto dos pacientes. A professora Dra. em Enfermagem Adjunta do IV Curso de Enfermagem da UFMA, Ana Cristina Costa, ressaltou que o curso é importante para qualificar todos os profissionais dos postos de saúde, visando o melhor atendimento à saúde da família.
Com essa capacitação, a Prefeitura de Imperatriz reafirma seu compromisso com a qualidade da atenção à saúde, promovendo a formação contínua de seus profissionais para garantir um atendimento mais eficiente e seguro à população.
Texto por: Nathalie da Costa, Assessora de Administração Pública da SEMUS
Fotografias: Nathalie da Costa