Conservatório de Imperatriz

MÚSICA

Audições do Conservatório de Imperatriz revelam talentos e sonhos de crianças por meio da música

As aulas estão programadas para começarem dia 13 de setembro.

Publicado em: 07/08/2021 por João Rodrigues

Fundação Cultural de Imperatriz

Audições do Conservatório de Imperatriz revelam talentos e sonhos de crianças por meio da música

Professor Humberto Santos com Emanoel em audições. (Foto: João Rodrigues)

O Conservatório de Imperatriz encerrou nessa sexta-feira, 6, em sua sede no bairro Bonsucesso, o período de audições com candidatos interessados em compor as turmas dos cursos de violão, canto coral maior e teoria musical. A partir de segunda-feira,09, começam os testes para candidatos aos cursos de teclado e guitarra.

Os últimos dias desta fase de audições foram concorridos. Muitas crianças, a partir de 7 anos, se inscreveram, mas adultos também marcaram presença.

Dentre os vários candidatos que passaram pelo conservatório, está o estudante Emanoel Carvalho, de 15 anos. Na última quinta-feira, 5, acompanhado de sua mãe, Edna Carvalho, ele fez um teste para o curso de violão, se arriscou em cantar uma música e foi elogiado pelo professor e especialista em música, Humberto Santos. Emanoel é autista e devido a síndrome naturalmente teria maior dificuldade, mas soube vencer essa barreira graças ao incentivo da família.

“Ele gosta muito de musica, ela  trabalha uma glândula no cérebro e estimula. Então a música é muito importante para ele não só pela cultura, mas por questões de saúde e é por isso que temos que estar insistindo com ele”, disse a mãe orgulhosa.

A família de Emanoel residia no Estado do Paraná, onde ele já fazia um curso de violão numa casa de cultura e ao chegar a cidade, uma das primeiras preocupações de Edna foi procurar um espaço de aprendizagem musical.

“Estou animado, quero tocar e conhecer mais amigos. Na casa da cultura eu tinha três amigos, só que dois desistiram e a última vez que eu toquei com eles foi numa apresentação na casa da cultura”, relembrou o adolescente.

O professor Humberto Santos adiantou que Emanoel é diferenciado, já tem um direcionamento para a música.

“É desafiador, eu me sinto comprometido pois sou pedagogo de formação. Então já é uma busca a mais e eu não posso deixar de atender um caso como este. Ele já toca, ele tem um jeito, está bem encaminhado”, disse o professor.

A música é tida por especialistas como um instrumento de inclusão social, situação que se acentua na pandemia. No caso do candidato Emanoel, o educador reconheceu que precisará de um olhar diferenciado, mas este é o foco da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural e do Conservatório.

O especialista em música ressaltou que o Conservatório de Imperatriz fica localizado num bairro que precisa da promoção da inclusão social com cursos de qualidade, e essa é sua função.

“O que nós vemos é que  conservatório é uma oportunidade de acesso à cultura, gratuitamente, principalmente, com os cursos de excelência que oferecemos aqui”, disse. Como exemplo, ele citou que o curso oferecido não é o de violão popular, mas o de violão clássico e o de violão erudito, conforme proposta do conservatório.

“Eu achei legal a proposta do curso que incentiva as pessoas a fazerem aula de violão e achei muito legal. Penso em aprender para tocar na igreja”, disse a estudante Natália Limeira, de 12 anos, que fez as audições de violão em dupla com Yan Gustavo Santos Andrade, de 14 anos.

Yan Gustavo, revelou que havia ganho um violão de presente há muito tempo e viu no curso uma oportunidade de aprender tocar o instrumento.

Acompanhada de sua mãe, Marina, de 17 anos, fez as audições e preferiu canto coral. “Sempre gostei de cantar, minha mãe diz que eu tenho voz boa e resolvi aproveitar esta oportunidade e aprender, quem sabe ser uma cantora no futuro”, disse a adolescente.

Já a mãe, Aparecida Alves, elogiou a iniciativa do Município em oferecer curso de música gratuitamente. “Este é um projeto ímpar do município, encantador e espero que continue”, finalizou.

Conservatório

O Conservatório fica na Rua Bom Jesus, 589, ao lado da Escola Elisa Nunes, no bairro Bonsucesso e tem como diretor José Ribeiro de Oliveira. O local vem promovendo cursos desde 2019, mesmo ano que foi foi criado seu coral infantil.

Os alunos que se formam no conservatório, ganham um certificado de curso livre, mas a partir do momento que o espaço se tornar instituição há previsão de que os cursos sejam técnicos.

Cada curso tem modulo de 1 ano e continuação para 2 anos. No caso específico de crianças, são ofertados cursos de coral, flauta doce, coral infantil, violão e coral adulto.

Conservatório de Imperatriz