Conscientização

Saúde

Ações preventivas marcaram dia Mundial de Combate à Tuberculose

Iniciativa busca chamar atenção para o diagnóstico precoce da doença

Publicado em: 28/03/2017 por William Castro

Secretaria de Saúde

Ações preventivas marcaram dia Mundial de Combate à Tuberculose

As ações visam conscientizar sobre a importância da prevenção (Foto: Dávila Henrique)

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, na manhã da última sexta-feira (24) foram realizados, na Praça de Fátima, testes de escarro e de glicemia, além de aferição de pressão arterial. Na oportunidade, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) esclareceram dúvidas e fizeram orientações ao público, com distribuição de material informativo. A iniciativa é da Prefeitura de Imperatriz, em parceria com o Governo do Estado.

O objetivo é chamar a atenção da população e identificar pacientes com sintomas, bem como fazer o diagnóstico precoce, evitando a forma mais grave da doença. “Estava passando por aqui, vi o movimento e resolvi encostar para fazer o teste, por que já venho tossindo há muito tempo e nunca tinha feito o exame”, informa a doméstica, Divina Soares.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Tuberculose, Menildes Paixão, as ações visam atingir pessoas que, na correria do dia a dia, não têm o cuidado de procurar os serviços disponibilizados pelo SUS. “Nós oferecemos testes, exames e informações diariamente em todas as Unidades Básicas de Saúde de Imperatriz, mas nas praças conseguimos alcançar um número maior de pessoas”, afirma.

Outras atividades relacionadas à data foram realizadas, como as capacitações no decorrer da semana, que beneficiaram os funcionários que lidam diretamente com o serviço. Atualmente, cerca de 50 pessoas fazem tratamento na cidade. Este ano, 10 casos da doença já foram notificados e os pacientes encaminhados.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose - Criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrido em 24 de março, pelo médico Robert Koch.

Conscientização