ASSISTÊNCIA SOCIAL
Centro POP de Imperatriz avança no acolhimento e reinserção de pessoas em situação de rua
No primeiro semestre de 2025, mais de mil pessoas foram atendidas com serviços sociais, refeições, emissão de documentos e apoio para retorno ao convívio familiar
Publicado em: 24/07/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

O trabalho do Centro POP também se fortaleceu com parcerias estratégicas junto a outras instituições que ampliaram a oferta de serviços e cuidados como cortes de cabelo, rodas de conversa e ações de saúde. (Foto: Assessoria)
Com a missão de garantir dignidade, proteção social e reinserção comunitária à população em situação de rua, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), da Prefeitura de Imperatriz, apresentou importantes avanços nos primeiros seis meses de 2025. Ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), o serviço atendeu 1.164 pessoas, promoveu mais de 2.300 atendimentos individuais e coletivos e serviu 5.112 refeições.
Entre as ações mais relevantes realizadas de janeiro a junho deste ano, destacam-se a mudança de prédio, que trouxe mais dignidade e conforto aos usuários, a ampliação da alimentação ofertada, a aquisição de passagens para retorno à cidade de origem e a reinserção de 123 pessoas ao convívio familiar. Além disso, 11 usuários superaram a condição de situação de rua, graças ao acompanhamento técnico e humanizado prestado pelo Centro POP.
“O trabalho do Centro POP é mais do que acolher, é devolver dignidade e oportunidade a essas pessoas. Tivemos grandes avanços nesse primeiro semestre: melhoramos a alimentação, mudamos para um prédio mais adequado e conseguimos resultados concretos de reintegração social”, destacou a diretora de Média Complexidade da Sedes, Francilene Bahia.
Entre os serviços prestados no período, estão: 219 novos cadastros e 972 recadastramentos de usuários; 270 encaminhamentos para serviços como Defensoria Pública, Viva Cidadão e UBSs; 405 declarações de endereço e documentos diversos emitidos; 48 pedidos de 2ª via de certidão de nascimento; Inclusões e atualizações no Cadastro Único e Bolsa Família e encaminhamentos ao Abrigo Superação (1.270 usuários).
O trabalho também se fortaleceu com parcerias estratégicas junto a instituições como Unisulma, Pitágoras e Fest, CAPS, UPA, HMI, Instituto EVA e Igreja Nova Aliança, que ampliaram a oferta de serviços e cuidados como cortes de cabelo, rodas de conversa e ações de saúde.
Vale mencionar que a atuação do Centro POP segue fundamentada nos pilares da autonomia, acolhida humanizada, resgate da autoestima e construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e promovendo sua reinserção familiar ou comunitária. Para mais informações, o Centro POP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, está localizado na Rua João Lisboa, Nº 42, Centro - Imperatriz (MA) e o telefone para contato é o (99) 99174-9969.