REVITALIZAÇÃO
Catedral de Nossa Senhora de Fátima é reinaugurada e ganha novo brilho como cartão postal religioso em Imperatriz
Solenidade marca momento histórico para a Diocese e para a cidade, unindo fé, arte e revitalização em celebração presidida por Dom Vilsom Basso
Publicado em: 14/10/2025 por Pollyana Galvão

Catedral de Nossa Senhora de Fátima é reinaugurada e se reafirma como símbolo de fé e patrimônio cultural de Imperatriz. (Foto: Santiago Silva)
A noite desta segunda-feira (13) foi marcada por emoção e fé com a reinauguração e solene celebração de dedicação da Catedral de Nossa Senhora de Fátima, em Imperatriz. O evento contou com a presença do bispo diocesano, Dom Vilsom Basso, autoridades civis e eclesiásticas, além de fiéis das 35 paróquias da Diocese, que lotaram o templo e a praça em um momento histórico para a Igreja e para a cidade.
As obras de revitalização, iniciadas em agosto de 2023, fazem parte de um projeto cuidadosamente planejado e executado ao longo de dois anos, que resultou em uma estrutura moderna, acessível e artisticamente restaurada, preservando o valor histórico e cultural da Catedral, um dos maiores símbolos de fé da região Tocantina. A solenidade aconteceu no mesmo dia em que se recorda o Milagre do Sol, ocorrido em Fátima, Portugal, há 108 anos, última aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos, o que deu ainda mais significado à celebração.
O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, destacou a importância do momento. “A Prefeitura de Imperatriz sente-se honrada em ganhar mais um cartão postal da nossa cidade. A Catedral de Fátima tem a fé e a obra do nosso povo, um povo que acredita. A nossa fé renova, e aqui também nasce um ponto turístico da fé, onde cada oração representa um milagre a ser realizado”.
Para o pároco da Catedral, padre Eliezer Paiva, a dedicação do novo templo é motivo de gratidão e júbilo. “É um dia de louvor a Deus e gratidão a tantos irmãos e irmãs que colaboraram. A revitalização é fruto da fé, do empenho do nosso bispo, das comunidades e de todos os paroquianos que amam esta casa de oração”.
História e revitalização
A história da Catedral remonta a 1953, quando o missionário franciscano Frei Epifânio ergueu, com ajuda da comunidade, uma pequena capela de palha para as primeiras celebrações. Décadas depois, com o crescimento da fé e da cidade, o espaço evoluiu até se tornar, em 1987, a sede da Diocese de Imperatriz.
O projeto de revitalização contemplou estrutura, fachada, telhado, piso, iluminação, sonorização, climatização e acessibilidade. No interior, vitrais, imagens sacras e altares foram restaurados, e novos ambientes foram criados, como salas de reunião e secretaria modernizada. A Catedral passa agora a oferecer maior conforto aos fiéis e ampliará os horários de missas e atividades pastorais.
O coroinha João Kenzo, que acompanhou as obras desde o início, resumiu o sentimento da comunidade. “Nós revitalizamos de joelho, na oração e na fé. A Catedral continua sendo dos pobres, dos necessitados, daqueles que buscam a misericórdia de Cristo”.
Parceria e manutenção do espaço
A Prefeitura de Imperatriz, por meio de um Termo de Cooperação Técnica firmado com a Mitra Diocesana, garantiu ações conjuntas de organização urbana, segurança e manutenção da Praça Nossa Senhora de Fátima, com o objetivo é preservar o novo patrimônio religioso e cultural, garantindo acolhimento e segurança aos visitantes. Pelo acordo que ganhou novas cláusulas em 2025, a Diocese é responsável pela iluminação decorativa, enquanto o município cuida da limpeza, segurança e ordenamento do trânsito no entorno da praça.