CARNAVAL
“Carnaval da Prefs 2025”: sucesso de público, segurança e geração de renda em Imperatriz
Cerca de 130 mil pessoas passaram pelo corredor da folia nos quatro dias de evento
Publicado em: 05/03/2025 por Matheus Cardoso Lima

Foliões mantiveram o pique e a alegria no último dia de Carnaval em Imperatriz. (Foto: Assessoria)
Com muita alegria, brilho, marchinhas e tradição, o “Carnaval da Prefs 2025”, foi um sucesso. O evento promovido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), e com o apoio das demais secretarias, reuniu um público de cerca de 130 mil foliões durante os quatro dias de festa no corredor da folia. No último dia da folia, o desfile da Jardineira, animado pela Banda Máscara Negra, saiu da Praça Mané Garrincha pelas ruas do circuito até chegar à rua Coronel Manoel Bandeira, na Praça da Cultura, onde tinha um palco montado para a apresentação dos outros artistas.
O Prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, destaca o sucesso do Carnaval na cidade. “Agradeço a parceria do governador Carlos Brandão, do ministro André Fufuca, das forças de segurança que se redobraram na qualidade do atendimento e a todos os secretários e secretárias que se envolveram direta ou indiretamente. Agradeço também aos mais de 200 ambulantes cadastrados que tiveram sua renda extra no Carnaval. Agradeço a cada folião e foliã que vieram prestigiar o nosso evento”.
Para o presidente da FCI, Ditola Castro, o Carnaval de Imperatriz foi realizado para todas as famílias bem como uma oportunidade para a valorização da tradição e dos artistas locais. “Esse ano o Carnaval foi um sucesso, recorde de público, a criançada também participou do Espaço Kids. Esse é só o começo e ano que vem tem mais. Tudo em dobro”.
O Carnaval das famílias contou com a aprovação dos foliões, que trouxeram as crianças para se divertirem no Espaço Kids. “Estou amando, amando as atrações, estava aqui aproveitando o Espaço Kids juntamente dos meus primos e do meu irmão, vim com a minha família. Adorei a organização”, afirma a estudante, Ágata Silva.
Segurança
O “Carnaval da Prefs” contou com uma força-tarefa para manter a segurança dos foliões nos quatro dias de Carnaval. A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, com ações da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SUTRAN) e Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, juntamente com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e segurança privada fizeram a segurança das famílias. Ao todo, 385 profissionais da segurança pública e privada trabalham diariamente na festa.
O evento trouxe uma novidade: todo o circuito contou com videomonitoramento, com imagens feitas por câmeras fixas e por drone. “É notório que o prefeito trabalhou muito na questão da segurança e na organização. Esse ano podemos perceber que ele realmente investiu na Cultura, nos locais dos vendedores ambulantes, no local pros artistas, na valorização dos artistas locais e no videomonitoramento para a segurança de todos. É muito massa o que estão fazendo pela nossa cidade”, afirma o educador físico, Junior Oliveira.
Outra novidade deste ano foi a instalação da Sala Lilás, realizada pela Secretaria da Mulher. Um espaço dedicado ao atendimento exclusivo das mulheres, oferecendo suporte imediato para as vítimas de qualquer tipo de violência, seja física, sexual ou psicológica. Profissionais treinadas estão disponíveis todas as noites para acolher, orientar e garantir que cada mulher receba o atendimento necessário com discrição e empatia.
Geração de renda
Cerca de 200 ambulantes foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SEPLU) para trabalharem nos quatros dias do evento, uma oportunidade de geração de renda para muitas famílias. “O Carnaval é bom porque é uma renda extra que tem todo ano para a gente. Então eu fico feliz por ter essa data comemorativa muito especial para nós”, ressalta o vendedor ambulante, Josafá dos Santos.