Capacitação

Educação

Alfabetizadores da rede municipal participam de seminário

Ação reforça compromisso de educadores com a formação continuada

Publicado em: 24/03/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

Alfabetizadores da rede municipal participam de seminário

IV Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) (Foto: Dávila Henrique)

Com o tema “A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização”, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou nesta sexta (24), o IV Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento, no auditório da Saúde, contou com a presença de 500 profissionais.

A mesa de abertura foi composta por Josenildo José Ferreira, Secretário Municipal de Educação; Francisco Silvestre, Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME); Cleomar Conceição, presidente da Associação de Gestores de Escolas do Sistema Municipal de Imperatriz (AGESMI); Genilza Sipião, secretária adjunta de Educação, e Nilceia Martinho, secretária adjunta de Ensino. A solenidade contou ainda com a participação de alfabetizadores, coordenadores, equipeS técnica e pedagógica da SEMED.

“A programação do seminário contou com apresentação do coral infantil, exposição oral sobre a organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização, narração de histórias, ginástica laboral, apresentação de projetos, palestras, registro reflexivo, paródias, além do sorteio de brindes” - pontuou a professora Francisca Selma, coordenadora local do PNAIC.

O pacto é um programa nacional integrado, com o objetivo de alfabetizar até o terceiro ano do ensino fundamental todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras. “Fico muito feliz em participar desse momento da educação de Imperatriz. Minha felicidade fica maior ao presenciar tantos professores envolvidos nesse projeto, que vai mudar nossa realidade. Os resultados irão influenciar positivamente a vida dos mais de 42 mil alunos da rede municipal” - afirmou Nilceia Martinho, secretária adjunta de Ensino.

Josenildo Ferreira disse da satisfação de acompanhar os resultados das ações da SEMED, já no início do governo. “Percebo o comprometimento da categoria dos professores com a formação continuada, independentemente de qualquer outra situação. Semana passada, quando visitei escolas da zona rural e vi alunos já alfabetizados, com dois meses de início do ano letivo, tive orgulho do trabalho realizado com os professores das turmas do ciclo de alfabetização, por meio do PNAIC” - concluiu. 

Capacitação