Notícias

imperatriz é maior

Blocos animaram terceiro dia de carnaval no circuito da jardineira na Praça da Cultura

Banda Bicho Papão arrastou os foliões; nem a chuva tirou a animação dos imperatrizenses, que brincaram o carnaval neste domingo

Publicado em: 20/02/2023 por Gil Carvalho

Fundação Cultural de Imperatriz

Blocos animaram terceiro dia de carnaval no circuito da jardineira na Praça da Cultura

No circuito da jardineira, foliões brincaram ao som da banda Bicho Papão, na Praça da Cultura, no Centro; nem a chuva tirou a animação dos imperatrizenses (Foto: Patrícia Araújo)

Criado em 2008, com apenas dez componentes, o Bloco Viva a Bagaceira, oriundo das vilas Fiquene e Brasil, era o mais animado no terceiro dia de carnaval no circuito da jardineira, na Praça da Cultura, no Centro. O grupo, que atualmente conta com 150 integrantes, é presidido pelo folião Marcelo de Jesus.

Ele destacou que, após dois anos sem carnaval devido à pandemia de Covid-19, vê com alegria a retomada do evento que é considerado a maior festa popular do Brasil. “Nós viemos para se divertir, brincar e participar da festa de momo aqui na praça da Cultura”, frisou.

Maiara Santos, presidente do Bloco Os Lokos, diz que o grupo, criado no bairro Nova Imperatriz, reúne há 10 anos amigos e vizinhos todos os anos de carnaval para a festividade de momo na praça da Cultura, no circuito da jardineira, em Imperatriz. “Tudo começou com uma simples brincadeira no bairro [Nova Imperatriz] entre os amigos ali na Rua Alagoas e, posteriormente, foi ganhando novos integrantes e viemos hoje com mais de 50 integrantes para ganhar essa premiação da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI)”, disse.

Em clima de chuva, os foliões dançaram e brincaram para valer nesse terceiro dia de carnaval, animados ao som da Banda Bicho Papão. A festa, que reuniu dezenas de famílias, espalhou alegria no circuito da jardineira que se concentrou na Praça da Cultura, no Centro. Às 18h, os foliões saíram atrás da jardineira que passou pelas ruas Urbano Santos, Godofredo Viana, 13 de Maio e Avenida XV de Novembro (Manoel Procópio) em direção à Beira Rio. Foram dez horas ininterrupta de festa.

Bloqueio viário

No entorno de todo circuito da Praça da Cultura, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) utilizou disciplinadores, viaturas de patrulhamento viário e o bloqueio de vias para evitar a circulação de veículos durante o período de carnaval da Praça da Cultura, explicou o coordenador de Trânsito, João Jerônimo.

Segundo ele, durante todo o percurso da jardineira viaturas batedores garantiram a livre circulação do ônibus da jardineira e garantiram a segurança dos motoristas e pedestres até chegar no circuito da área de shows na Beira Rio.

Segurança

Um grande esquema de segurança reforçou medidas preventivas no circuito da jardineira, incluído a presença de mais de 60 profissionais da empresa de segurança terceirizada; homens da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI); da Polícia Militar do Maranhão (PMMA); do Centro Tático Aéreo (CTA); da Cavalaria; Grupo de Operações Especiais (GOE); Agentes de Trânsito; Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Economia

A realização da festa de momo tem aquecido o comércio, a rede hoteleira, restaurantes e os empreendedores que aproveitam para vender seus produtos durante os cinco dias de folia [a festa só termina na terça-feira (22)]. Devidamente organizados em local demarcado, evitando aglomerações no meio da festa, cada um pôde comercializar seus produtos aos foliões nos circuitos da Praça da Cultura e da Beira Rio.

“A festa está organizada e com segurança, com muitas atrações na jardineira e na áreas de shows; todos podem vir para cá com tranquilidade”, observou a senhora Francisca de Morais, que brincou o carnaval nos circuitos da Praça da Cultura e da Beira Rio, em Imperatriz.

Notícias