balanço 2021

RETROSPECTIVA

Secretaria de Agricultura beneficia mais de 680 famílias em 2021

Órgão municipal desenvolveu diversas ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, em centenas de comunidades das zonas urbana e rural de Imperatriz

Publicado em: 20/12/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Agricultura

Secretaria de Agricultura beneficia mais de 680 famílias em 2021

O secretário Raimundo Roma comenta que nesse primeiro ano à frente da secretaria, apesar das restrições da pandemia, o órgão trabalhou em diversas frentes de serviço para fortalecer a agricultura familiar na região. (Foto: Arquivo)

O saldo é positivo das ações realizadas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) em 2021, atingindo diversos setores. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi o grande destaque, com 237 famílias cadastradas durante a edição deste ano. Programa executado em Imperatriz, que faz a compra direta dos produtos dos agricultores familiares, aplicou R$ 1.040.000,00 em recursos e adquiriu mais de 400 toneladas de alimentos.

Tudo comprado pela Secretaria, através do PAA, é doado para o Banco Municipal de Alimentos. Também no apoio à comercialização daquilo que é produzido na agricultura familiar, houve a distribuição de 239 barracas para a realização de eventos, em 34 comunidades.

Seguindo a atuação intensa do órgão municipal, foram 88 famílias atendidas por máquinas agrícolas da secretaria, para a gradagem de 158 hectares de terra para o plantio em 17 comunidades da zona rural. A Prefeitura, por meio da Seaap, cede os tratores e operadores dos veículos pesados aos pequenos produtores rurais da região, gerando economia para quem produz. Conforme a pasta, o aluguel da hora de um maquinário como esse tem uma média de valor na casa dos R$ 200, chegando até a valores mais altos.

Além da ajuda na preparação do solo, a secretaria também atuou no processo de colheita, disponibilizando suas máquinas batedeiras de grãos e de pós-colheita. Através da ação, foram 55 famílias beneficiadas com o tratamento de 179,2 toneladas de milho e arroz, em nove comunidades.

Ainda entre as grandes ações da Seaap, destaca-se a distribuição de 3.500 kg de sementes e de 2.600 mudas para o plantio, beneficiando cerca de 300 famílias em centenas de comunidades. Entre as sementes, foram 3.000 kg de arroz e 500 kg de feijão, já entre as mudas, foram 1.984 frutíferas, 294 arbóreas e 322 de reflorestamento.

Mesmo sem a atribuição, equipes técnicas executaram 28 manutenções corretivas em poços semiartesianos construídos e administrados pelo Município, em locais desassistidos pela companhia responsável pelo abastecimento de água na zona urbana e rural de Imperatriz. Para atender quem precisa de um item tão substancial, o acesso à água potável, a Prefeitura está construindo um poço no povoado Imbiral.

O secretário da Seaap, Raimundo Roma, comenta que nesse primeiro ano à frente da secretaria, apesar das restrições da pandemia, o órgão trabalhou em diversas frentes de serviço para fortalecer a agricultura familiar na região. “Foram várias ações que somaram na atuação bem sucedida da Seaap em 2021. Nosso investimento e apoio aos pequenos agricultores e produtores são basilares para a gestão Assis Ramos, que tem trabalhado sempre para fortalecer todos os setores da Agricultura Familiar, incluindo desde a preparação do solo, doação de semestre e comercialização dos produtos”, completa.

Eventos e capacitações

A equipe de colaboradores da Seaap participou da 1ª Feira do Agronegócio de Imperatriz (Feagro), realizou palestras sobre agricultura familiar e a importância do Selo de Inspeção Municipal (SIM). Os servidores participaram de capacitações promovidas pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Consea-MA) e da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

Também marcaram presença no Projeto Mais Pecuária — Inseminação Bovina, Torneio Leiteiro, Programas da Saúde do Homem Rural e da Mulher Rural e Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter). Implantou canteiros suspensos no fórum Henrique de La Roque, fez assistência técnica nas hortas implantadas pela Funac e participou de reuniões com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

 

balanço 2021