balanço 2021

RETROSPECTIVA

Ações de combate à violência contra a mulher foram intensificadas em 2021

Atividades de conscientização, enfrentamento, capacitação e assistência foram realizadas

Publicado em: 30/12/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Ações de combate à violência contra a mulher foram intensificadas em 2021

Casa Abrigo e CRAM realizaram juntas 486 atendimentos sociais e psicológicos. (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM), apresenta as principais ações e atendimentos ofertados na Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto e no Centro de Referência de Assistência à Mulher (Cram), intensificados em todos os meses de 2021. 

Dentre as ações, houve o encontro reflexivo “Mulher e o trabalho no contexto de pandemia: desafios e possibilidades”, voltado às servidoras da secretaria. Objetivo foi promover a integração entre o público, bem como possibilitar reflexão e mudança de atitude frente aos desafios da pandemia.

Secretaria ofertou ainda curso profissionalizante de Design de sobrancelhas com Hena, para mulheres em situação de violência, atendidas pelo Cram e Casa Abrigo. Como a maioria das pessoas atendidas têm dificuldade em romper o ciclo de agressão, por conta da dependência financeira que a liga ao companheiro, objetivo foi possibilitar o exercício da autoestima e autonomia. Outro curso ofertado foi o de Operação de Máquinas Industriais do Vestuário, em parceria com o Senai e Fascinna Lingerie. Também foi promovida palestra “Mulher Empreendedora”, além apoio às mulheres empreendedoras que participam das edições da Feira Cidadã. 

No Agosto Lilás, mês de conscientização pelo Fim da violência contra a mulher, ações tiveram parceria das secretarias de Administração (Seamo), de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (Semus), Defesa Civil, além da Guarda Municipal, Patrulha Maria da Penha, Defesa Civil, 50º BIS e Igreja Nova Aliança. Foram realizadas rodas de conversa, palestras, blitz, estudo dirigido e diversas abordagens temáticas envolvendo questões de violência. Na oportunidade, houve a divulgação dos serviços da Casa Abrigo Drª Ruth Noleto e do Cram. Reuniões foram realizadas nos principais bairros como: Centro, Coquelândia, Sebastião Régis, Vila Conceição I e Vila Machado, com entrega de cestas básicas.

No mês de prevenção ao suicídio, conhecido como Setembro Amarelo, foram realizados workshop, palestras e rodas de conversa em escolas públicas, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), igrejas e centros comunitários de bairros.  Objetivo foi a prevenção ao suicídio, além da tomada de atitudes de amorosidade e empatia na ajuda à  pessoa em sofrimento psíquico.

Na campanha nacional Outubro Rosa, mês voltado à prevenção do câncer de mama e de útero, secretaria realizou palestras e panfletagem nos seguintes locais: Projeto Batuk, Shopping Imperial, UBS Conjunto Vitória e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Bacuri.

Em novembro, foi promovida a campanha “Imperatriz pelo fim da violência contra a mulher",  que teve o foco de sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de erradicar a violência, com a realização de palestras, rodas de conversa e curso em bairros da zona urbana e rural.  

A secretária Eva Messias afirma que "ações são realizadas o ano inteiro, mas ganham mais visibilidade em períodos de campanha. Nosso objetivo não é apenas de acompanhar as mulheres em situação de violência, mas levar a  abordagem temática a vários setores da sociedade, para que juntos possamos diminuir e até mesmo extinguir os números da violência". 

PERFIL DAS MULHERES ABRIGADAS-CASA ABRIGO DRª RUTH NOLETO

Sobre as formas de violência, 22 relataram ter sofrido violência psicológica, 16 violência física, 2 violência sexual e 1 patrimonial, em um universo de 26 mulheres. Sobre os agressores, 89% relataram o companheiro como autor dos abusos sofridos, 7% os autores não foram identificados e 4% relata o namorado. 

ATENDIMENTO PESSOAL E REMOTO

Sobre o quantitativo de atendimentos sociais e psicológicos realizados pelo Cram e Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto, de janeiro a novembro, 212 novas mulheres foram atendidas e 274 retornaram ou deram continuidade, totalizando 486 atendimentos.

balanço 2021